sábado, 15 de junho de 2013

Contra o Japão, Brasil defende invencibilidade de 38 anos em casa



Começa hoje, às 16h, em Brasília, a Copa das Confederações do Brasil. Competição oficial, o que torna especial a missão do Japão, o rival do time de Felipão na abertura do torneio.

Já são 38 anos sem derrotas em partidas oficias da seleção brasileira em solo nacional. Nesse período, contando Copa América, eliminatórias e torneios contra vizinhos sul-americanos, como a Copa Roca, o time fez 59 jogos como mandante, com 41 vitórias e 18 empates, o que significa um fantástico aproveitamento de 80%

O último revés caseiro do Brasil aconteceu na Copa América de 1975, quando perdeu para o Peru de Cubillas por 3 a 1 no estádio do Mineirão.

Retrospecto que ajuda, mas também contribui para colocar mais pressão numa equipe ainda em construção, que está a só um ano do talvez maior desafio da história da seleção: apagar a decepção de 1950 e enfim ganhar uma Copa do Mundo em casa.

Pressão que os jogadores dizem não sentir. "Fizemos amistosos contra Inglaterra e França, que também eram difíceis. Contra o Japão vale, mas estamos prontos", disse o meia Oscar.

Já Felipão admite que começar ganhando contra os japoneses é essencial para sua equipe. "É horrível jogar em casa e perder o primeiro jogo. Fica um ambiente difícil de administrar, com torcida, imprensa", falou o treinador.

Para o jogo contra os japoneses, Felipão não fez mistério sobre a escalação. Ele mantém o time que começou o jogo na vitória por 3 a 0 sobre a França no domingo passado, em Porto Alegre.

Brasil, como sede, e Japão, pelas eliminatórias, são os únicos países já garantidos na Copa de 2014. O time de Felipão tem melhor colocação no ranking da Fifa, com a 22ª posição, dez postos acima do time asiático. "Não seria vergonha alguma perder para o Japão", disse o treinador na véspera do jogo, que terá 70 mil pessoas na platéia.

Após o jogo contra os japoneses, o Brasil dorme em Brasília por mais uma noite. No domingo, viaja para Fortaleza, onde pega o México na próxima quarta-feira.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X JAPÃO

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília
Data: 15 de junho de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)

Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Trigo Proença (POR)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Okazaki, Honda e Kagawa; Maeda. Técnico: Alberto Zaccheroni

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...