segunda-feira, 18 de junho de 2012
PORTUGUESES PARTILHAM ONDAS COM PARKO NAS MENTAWAI
Joel Parkinson Gonçalo Ruivo
Terminou no passado dia 1 de Junho a segunda surftrip de 2012 nas Mentawai, Indonésia, a bordo do já conhecido Mikumba, capitaneado pelo skipper/guia Gonçalo Ruivo.
A bordo estiveram os surfistas portugueses Miguel Moura, Manuel Sá Pessoa, Rodrigo Champalimaud, Gonçalo Leandro, Raimundo “Rai” Junior, Pedro “Meia” Amaral, Rui Dias e os bodyboarders Nuno Cardoso, Mário Belém, Zé Paz e Francisco “China” Camacho.
Como é normal nesta altura do ano, as ondas naquele arquipélago fizeram as delícias do grupo, com tubos para todos os gostos em águas mornas e cristalinas.
Entre os picos surfados destaque para E-Bay, Bankvaults, HT’s, Bintangs, Lance’s Left, Cobras, Macaronis, Roxys e Thunders, alguns dos quais sem mais ninguém por perto. Houve ainda sessões em Pitstops, Nipussi, NoKandui, Scarecrows e Rags, embora de menor qualidade.
MACARONIS DE SONHO SEM NINGUÉM
Um dos episódios da viagem ocorreu quando o Mikumba entrou na famosa baía de Macaronis, sabendo que nenhum barco poderia ali surfar durante toda aquela semana pois decorria uma prova do campeonato asiático de surf (para grande desgosto dos passageiros a bordo).
Após contacto via rádio com a direção da prova, o skipper Gonçalo Ruivo foi informado que a prova havia terminado há minutos (2 dias antes da data prevista) e que os barcos já estavam autorizados a surfar. Acontece que mais nenhum barco sabia disso, pelo que os portugueses puderam disfrutar sozinhos durante uma tarde inteira daquela que é considerada a onda mais “fun” do mundo, e que Kelly Slater referiu como sendo a onda que todos os surfistas deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.
JOEL PARKINSON, DAVE RASTOVICH E OUTROS NO LINE UP
Outro episódio curioso desta surftrip, relatado por Gonçalo Ruivo, passou-se na não menos famosa onda de HT’s (aka Lance’s Right), quando o grupo assistiu à chegada do imponente Indies Trader IV, o maior e mais luxuoso barco a operar nas Mentawai, com um helicóptero pousado no deck e com alguns VIPs a bordo: Joel Parkinson, David Rastovich e outros surfistas profissionais, acompanhados pelo seu séquito de cameramans e fotógrafos, deram um show nas pequenas mas bonitas ondas de 1m, com um ambiente muito descontraído na água.
Após surfar uma onda, “Parko”, apercebeu-se que havia cerveja “por perto” e aproximou-se do dinghy do Mikumba que estava parado no canal com a maior parte do grupo de portugueses a apreciar o show, e durante 15 min. partilhou com eles umas Bintangs geladas. Consta que a conversa versou sobre a prancha 5’2” que estava a usar, a prova do WCT no Brasil que decorrera apenas uma semana antes e em que ele próprio tinha eliminado o nosso Saca nos quartos-de-final, e sobre como era possível beber uma cerveja gelada dentro de água em HT’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário