Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 começaram oficialmente. Equipes de futebol e atletas do tiro com arco já haviam entrado em ação, mas, hoje, o evento que reúne a nata do esporte mundial foi inaugurado com a tradicional cerimônia de abertura no Estádio Olímpico. Referências e celebridades culturais da Grã-Bretanha marcaram o requintado espetáculo montado pelo cinesta Danny Boyle. O show foi encerrado com chave de ouro pelo ex-beatle Paul McCartney.
Em meio a apresentações que remeteram à história britânica, da Revolução Industrial até Harry Potter, quem roubou a cena foi Mr. Bean. O ator Rowan Atkinson, que interpreta o famoso personagem, tocou piano com o humor de sempre e apareceu no telão protagonizando uma histórica cena do filme Carruagens de Fogo, cuja música-tema se tornou praticamente um hino das maratonas.
Na entrada das delegações, o Brasil, como já era sabido, vestiu calças (e saias) verdes e amarelas, paletó azul escuro e echarpe com as cores da bandeira. A delegação, que carregou pequenas bandeiras com dois lados diferentes, um do Brasil, outro da Grã-Bretanha, foi muito aplaudida.
A rainha não esboçou praticamente nenhuma reação durante a cerimônia e só voltou a ser destaque para ‘cortar a faixa’ dos Jogos. "Eu declaro abertos os Jogos de Londres, celebrando a 30ª Olimpíada da Era Moderna."
A tocha que carrega o fogo olímpico foi levada ao estádio pelo britânico Sir. Steve Redgrave, cinco vezes medalhista de ouro no remo e passada a jovens atletas locais. As esperanças britânicas acenderam pequenos recipientes, que formaram uma grande tocha. Sir Paul McCarney fechou a noite londrina tocando Hey Jude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário