Um dos hábitos que pode ajudar a mulher a conquistar estes desejos é a esfoliação capilar. Isso mesmo, você não está lendo errado. Assim como a pele, o couro cabeludo precisa passar por este processo de limpeza pra eliminar impurezas e resíduos.
A dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Fernanda Tembra, explica que o couro cabeludo retém poeira, oleosidade e principalmente resíduos de cosméticos. Tudo isso tende a deixar o cabelo pesado, com aspecto de sujo e impede a renovação celular. “Os grânulos suaves da composição do esfoliante favorecem a renovação celular e ativa a microcirculação sanguínea, o que ajuda a aumentar a chegada de nutrientes e oxigênio ao bulbo capilar”, explica.
Ela indica este cuidado para as mulheres que possuem cabelos oleosos, dermatite seborreica e que vivem em ambientes com excesso de poluição. Porém, para quem não se encaixa nestes critérios, o hábito de esfoliar o couro cabeludo também pode ser bom, já que utilizamos produtos cosméticos que se acumulam no couro cabeludo.
Mas seja cautelosa, nada de repetir a esfoliação diariamente. “É indicado usar o produto uma vez por semana ou a cada 15 dias”, alerta a dermatologista. Aplique no couro cabeludo úmido e massageie suavemente a cabeça com as pontas dos dedos por alguns minutos. Deixe agir o tempo indicado pelo fabricante do produto e enxague bem. Na sequência, faça uma lavagem normal usando o shampoo e o condicionador de seu costume.
Mas, se por acaso, você precisar realizar uma esfoliação capilar com urgência e não tiver o produto específico em casa, a dermatologista dá uma receita caseira de esfoliante capilar que pode salvar seus cabelos neste momento de aflição. “Você vai precisar de uma colher de sopa de açúcar e uma colher sopa de iogurte natural. Misture os dois ingredientes e aplique no couro cabeludo úmido, massageando por dois minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente”, explica Maria Fernanda.
A especialista alerta que a esfoliação não deve ser feita no caso do couro cabeludo da mulher estar sensível. Também evite fazer a esfoliação no mesmo dia em que tiver realizado algum tratamento químico, como alisamento ou coloração. Isto evita machucar, irritar ou causar alergia na pele da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário