domingo, 3 de março de 2013

Longboard Pro - Semifinais definidas em Noronha

Sphaier está na semifinal. Foto: Fabriciano Jr. / ANS

O Brasileiro de Longboard Pro fecha o Noronha Surf Festival na manhã deste domingo, com as finais da etapa de abertura do circuito 2013 da Associação Brasileira de Longboard (ABL), das 8 as 10 horas em Fernando de Noronha (PE).

O mar baixou um pouco no sábado, com as séries de 4-6 pés ficando até melhores para os pranchões.

A Cacimba do Padre bombou altas ondas durante os dez dias do evento iniciado em 21 de fevereiro com a inédita largada do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional em Fernando de Noronha no Surf Pro.

E no meio da semana, também nos tubos da Cacimba do Padre foi iniciado o Circuito Pernambucano de Surf 2013.

No sábado, foi a vez dos melhores longboarders do Brasil se apresentarem na Cacimba do Padre e apenas doze se classificaram para o domingo decisivo do Brasileiro de Longboard Pro.




Halley Batista. Foto: Fabriciano Jr. / ANS.

As semifinais da categoria profissional serão iniciadas às 8 horas em Fernando de Noronha, 7 da manhã pelo horário de Brasília, AO VIVO pelo http://www.surfcore.com.br/brasileiro_long.

Na primeira bateria, enfrentam-se o paulista Leco Salazar e o cearense Geraldo Lemos. E a outra vaga na grande final será disputada pelo pernambucano Halley Batista e o saquaremense Rodrigo Sphaier. Também foram definidos os finalistas das categorias Adulto e Master no sábado ensolarado em Fernando de Noronha.

O defensor do título brasileiro profissional e desta etapa da Associação Brasileira de Longboard (ABL) na Cacimba do Padre, Phil Rajzman, foi barrado em sua estreia pelo paulista Amaro Matos.

Depois, o guarujaense perdeu o outro duelo de campeões brasileiros de longboard contra Rodrigo Sphaier, que surfou boas ondas para somar notas 7,5 e 6,5 na bateria que fechou as quartas de final da categoria profissional no sábado.

"O Amaro (Matos) é um professor pra todos nós. A gente viaja junto e cada dia aprendo mais com ele, nas baterias também. Tanto o Amaro, como o Picuruta (Salazar), são os mestres do Longboard no Brasil", destacou Rodrigo Sphaier.

"Agora tem o Halley (Batista) na semifinal, um bom surfista de Pernambuco e a gente vem sempre se batendo de frente ultimamente. Ele é praticamente um local de Noronha, mas dá pra gente disputar bem a bateria e acredito que vai ser um show pra galera amanhã (domingo)".

Halley Batista combinou bem as manobras modernas, como batidas e rasgadas, com as mais tradicionais, principalmente o "hang five" arriscado no alto das "morras" da Cacimba do Padre.

Foi assim que ele ganhou o duelo pernambucano das quartas de final contra Rafael Cavalcanti, que vinha de vitória sobre o carioca Robledo Oliveira em sua estreia no Brasileiro de Longboard Pro em Fernando de Noronha.

Ele é o único representante de Pernambuco nas finais da categoria Profissional e defende uma invencibilidade em Fernando de Noronha, pois venceu a última etapa do Circuito Brasileiro de Longboard do ano passado na sua cidade, Ipojuca.

"Agora só restou eu para representar o estado e amanhã (domingo) vou buscar esse título. Eu venci a etapa que finalizou o ano de 2012, agora nesta etapa de abertura vou tentar largar na frente na briga do título brasileiro de Longboard esse ano".

O outro pernambucano que chegou nas quartas de final foi Reginaldo Nascimento, que barrou um dos fortes candidatos ao título no Brasileiro de Longboard Pro, o paulista Jefson Silva.

Mas, não achou boas ondas em sua segunda atuação na Cacimba do Padre e foi batido pelo paulista Alex Leco, que vai enfrentar o cearense Geraldo Lemos na semifinal que vai abrir o domingo, às 8 horas na Cacimba do Padre. Ambos competiram em Fernando de Noronha no ano passado, em condições bem diferentes das encontradas esse ano.

Geraldo Lemos. Foto: Fabriciano Jr. / ANS.

"Realmente o que a gente não teve de onda no ano passado aqui, veio em dobro dessa vez e estou feliz pra caramba. Não tem nada melhor do que começar o ano com um bom resultado", disse o paulista Alex Leco.

"2012 para mim foi um ano de retorno aos top-16, pois eu vinha de uns três anos muitos ruins, devido as lesões. Mas, todo o treinamento e dedicação me fez garantir essa vaga na semifinal. O mar está difícil, tem bastante onda, mas ta difícil de achar as boas, então o que vier daqui pra frente é lucro. O pódio já está garantido e agora vou lutar para chegar no topo dele".

O cearense Geraldo Lemos foi um dos destaques do dia, na vitória sobre um dos favoritos ao título na Cacimba do Padre, o paulista Carlos Bahia. "Foi uma bateria bem difícil com o Carlos Bahia, que é um atleta de ponta, bem experiente no circuito. Eu estou começando agora, então estou amarradão por ganhar dele", vibrou Geraldo Lemos.

"No ano passado eu vim pra cá e não consegui pegar ondas boas, estava muito pequeno o mar. Só que esse ano, quando eu cheguei já tinham 10 pés de ondas, muitas pranchas quebradas e ainda bem que a minha só trincou agora na bateria. Mas está tudo certo e ela vai pra água de novo amanhã (domingo)".

Categorias Adulto e Master

No sábado também foram realizadas as semifinais das categorias Adulto e Master. Os que mais se destacaram foram o baiano Rogerio Vasconcelos e o paulista Alex Miranda, que conseguiram se classificar para as duas finais.

Outro foi o paulista Jefson Silva, que perdeu sua bateria na categoria Profissional e entrou em uma vaga que surgiu na última hora na segunda semifinal da Adulto para continuar competindo na Cacimba do Padre. Os três vão decidir o título desta categoria com o cearense Jhonny Quest. E na final da Master, Rogerio Vasconcelos e Alex Miranda enfrentarão dois pernambucanos, Fernando Santos e Rafael Aguiar.

Rogério Vasconcelos. Foto: Fabriciano Jr. / ANS.

Resultados

Quartas de final
1.a: Alex Leco (SP) 6.65 x 4.50 Reginaldo Nascimento (PE)
2.a: Geraldo Lemos (CE) 9.75 x 3.75 Carlos Bahia (SP)
3.a: Halley Batista (PE) 12.50 x 5.85 Rafael Cavalcanti (PE)
4.a: Rodrigo Sphaier (RJ) 14.00 x 4.75 Amaro Matos (SP)

Round 2
1.a: Reginaldo Nascimento (PE) 10.50 x 7.00 Jefson Silva (SP)
2.a: Alex Leco (SP) 7.50 x 3.20 Felipe Lacerda (ES)
3.a: Carlos Bahia (SP) 12.40 x 9.00 Rogerio Vasconcelos (BA)
4.a: Geraldo Lemos (CE) 11.00 x 2.15 Carlos Pereira (SP)
5.a: Halley Batista (PE) 8.20 x 3.20 Carlos Silveira (PE)
6.a: Rafael Cavalcanti (PE) 8.85 x 5.50 Robledo Oliveira (RJ)
7.a: Rodrigo Sphaier (RJ) 12.40 x 9.00 Robson Fraga (SE)
8.a: Amaro Matos (SP) 8.75 x 8.35 Phil Rajzman (RJ)

Round 1
1.a: 1-Robledo Oliveira (RJ), 2-Carlos Pereira (SP), 3-Caio Santos (PE), 4-Nascimento Rocam (PE)
2.a: 1-Rodrigo Sphaier (RJ), 2-Rogerio Vasconcelos (BA), 3-Nino Noronha (PE), 4-Tiago Menin (SP)
3.a: 1-Felipe Lacerda (ES), 2-Carlos Silveira (PE), 3-Alex Miranda (SP), 4-Rafael Aguiar (PE)
4.a: 1-Jefson Silva (SP), 2-Amaro Matos (SP), 3-Jhonny Quest (CE), 4-Cris Pires (RJ)

Semifinais categoria Adulto
1.a: 1-Jhonny Quest (CE), 2-Alex Miranda (SP), 3-Nascimento Rocam (PE), 4-Carlos Pereira (SP)
2.a: 1-Jefson Silva (SP), 2-Rogerio Vasconcelos (BA), 3-Thiago Menin (SP), 4-Carlos Silveira (PE)

Semifinais categoria Master
1.a: 1-Rogerio Vasconcelos (BA), 2-Alex Miranda (SP), 3-Carlos Pereira (SP)
2.a: 1-Fernando Santos (PE), 2-Rafael Aguiar (PE), 3-Nascimento Rocam (PE), 4-Cris Pires (RJ)

FONTE: João Carvalho
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário