domingo, 24 de março de 2013

Vettel ganha batalha com Webber, vence na Malásia e lidera a temporada



Não foi fácil, mas Sebastian Vettel venceu pela primeira vez em 2013. Na segunda etapa do Mundial de 2013, o alemão da Red Bull largou na pole e precisou vencer uma batalha intensa com Mark Webber na pista - e com a equipe fora dela - conquistando o GP da Malásia. Com o resultado, Vettel chega a 40 pontos, assumindo a liderança do campeonato; Kimi Raikkonen, vencedor do GP da Austrália, tem 31.

A terceira colocação em Sepang ficou com Lewis Hamilton, que também teve de vencer uma disputa interna: ele foi pressionado nos trechos finais da prova por Nico Rosberg, seu colega de Mercedes, que terminou na quarta colocação. O inglês protagonizou uma cena insólita quando, em sua primeira parada para trocar pneus, estacionou em frente ao box da McLaren, sua ex-equipe.

Felipe Massa, que voltava à primeira fila após três anos, terminou na quinta colocação, em uma corrida de altos em baixos. Na largada, o brasileiro da Ferrari caiu para sexto, e ficou distante dos líderes. Mas, nas voltas finais, após um pit stop extra, voltou em oitavo e fez três boas ultrapassagens, superando Sergio Perez, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean.

                                      Fernando Alonso teve problemas na asa e abandonou
O espanhol Fernando Alonso, que largava em terceiro e era considerado um dos favoritos à vitória, viu sua corrida terminar ainda na segunda volta. Após uma boa largada, em que chegou a superar Felipe Massa, ele tocou a asa dianteira no carro de Sebastian Vettel; com a peça avariada, Alonso parou no fim da reta principal.
A corrida começou com pista molhada, depois que uma chuva forte desabou sobre o autódromo a 30 minutos da largada. Entretanto, todo o restante da prova foi disputado com pista seca, favorecendo os carros que tinham o melhor acerto para essas condições: Red Bull e Mercedes. 

E foram as duas equipes que comandaram as ações, sempre ocupando os primeiros lugares e proporcionando boas disputas, mesmo quando estas envolviam uma disputa interna.

A polêmica - Foi com uma disputa intensa entre dois companheiros de time que a prova foi definida, quando, na 46ª volta, Sebastian Vettel e Mark Webber fizeram quatro curvas lado a lado, até que o alemão levasse a melhor.


                            Vettel pra um lado, Webber para o outro: guerra na Red Bull?
Webber, apesar de perder a briga pela vitória, fez uma boa corrida. O australiano largou em quinto, pulou para a segunda colocação e, na sexta volta, assumiu a dianteira quando Vettel parou para trocar os pneus intermediários pelos de pista seca. Com duas voltas a mais na pista, ainda úmida, ele garantiu tempo para fazer um pit stop e voltar à frente do companheiro.

Nas voltas seguintes, entre idas e vindas, a diferença entre ambos permaneceu sempre abaixo de 4s, o que mostrava que uma disputa estava perto de acontecer. Mas foi apenas na 43ª volta, depois que os dois pararam pela quarta e última vez nos boxes, que o duelo ocorreu. A Red Bull pediu que Vettel tivesse cuidado, mas ele não obedeceu, e o clima de tensão foi muito presente no pódio - Webber mal falou com o engenheiro Adrian Newey e evitou trocar olhares com o companheiro de equipe.

Depois da corrida, na sala de entrevistas coletivas, o tamanho do problema ficou mais claro. "Depois da última parada, a equipe disse que a corrida havia terminado, que era apenas uma questão de levarmos os carros até o fim. A equipe tomou uma decisão, mas Seb [Vettel] tomou outra, uma decisão apenas dele, e creio que ele terá proteção, como sempre", disse Webber.
No rádio, após a vitória, Vettel ouviu uma reprimenda da equipe. "Bom trabalho, Seb. Parece que você realmente queria essa vitória. Mas ainda tem explicações para dar."

O próprio Vettel admitiu na entrevista após a corrida que bateu de frente com a equipe. "Corri muitos riscos para ultrapassá-lo e eu deveria ter me comportado melhor. Isso não ajuda muito agora, o resultado está aí... Mas peço desculpas ao Mark. Não fiz isso de propósito", disse o alemão.

GP da Malásia, classificação final após 56 voltas

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2) Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 4s2
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s6
5) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9) Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1min12s3
10) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1min27s1
11) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min28s6
12) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
13) Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
14) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16) Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas
Não Completaram
Jenson Button (ING/McLaren)
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Paul di Resta (ESC/Force India)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)


FONTE: GOOGLE

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