As alterações no segundo tempo deram certo, o Vasco bateu o Friburguense, por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, e voltou a vencer após um jejum de cinco jogos. No entanto, o time já entrou em campo eliminado, sem chances de classificação para as semifinais da Taça Rio. Tenorio e Dakson fizeram os gols cruzmaltinos, enquanto Lucas descontou para os visitantes.
Com o resultado, o Vasco chegou a quatro pontos após cinco rodadas, deixou a lanterna e está apenas na sétima posição do grupo A. O Friburguense é o quarto colocado, com seis pontos. O líder é o Botafogo, com 12 pontos.
Do lado de fora de São Januário, cerca de 250 torcedores vascaínos protestaram antes, durante e depois do jogo, descontentes com a má fase do time, e pediram a saída do presidente Roberto Dinamite. Apenas 1.845 pessoas estiveram nas arquibancadas.
Dentro de campo, o Vasco não teve boa atuação, mas abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com gol de Tenorio após rebote do goleiro em chute de Bernardo. Aos 35, Lucas acertou um belo chute de longe e empatou a partida. Na segunda etapa, Paulo Autuori trocou Tenorio e Fellipe Bastos por Thiaguinho e Dakson, e a mudança surtiu efeito. Aos 37 minutos, Thiaguinho fez boa jogada e tocou para Dakson fazer o gol da vitória, a primeira de Autuori, que assumiu a equipe há três partidas.
O Vasco volta a campo no próximo domingo, contra o Quissamã, novamente em São Januário. No sábado, o Friburguense recebe o Madureira.
O clima de fim de festa era evidente também nas arquibancadas quase vazias. Na verdade, o maior barulho que a torcida vascaína fazia era do lado de fora do estádio, onde organizadas protestavam contra a má fase da equipe.
Errando muitos passes, os comandados de Paulo Autuori ficaram assustados com o adversário, que conseguiu uma sequência de lances e quase abriu o placar. Aos 12 minutos, Bidu arriscou de longe e a bola saiu tirando tinta da trave esquerda. Em seguida, após escanteio cobrado curto pelo lado direito, Marcelo trabalhou sem marcação e levantou na área. Diego Guerra entrou de cabeça e acertou a trave.
O Friburguense não se abalou e continuou em busca do resultado. A equipe da Serra passou a marcar a saída de bola do adversário e pressioná-lo em seu próprio campo. Mas numa escapada, quase que o Gigante da Colina marca o segundo.
Aos 28, Pedro Ken lançou Romário na ponta esquerda e ele cruzou rasteiro. Tenório bateu de primeira mas Adilson fez ótima defesa e evita o gol.
Aos 35, porém, o Friurguense chegou ao empate com um golaço. Lucas recebeu bola atrasada na intermediária, avançou um pouco e soltou a bomba, que encobriu o goleiro Michel Alves, resvalou na parte interna do travessão e entrou.
O empate acordou o Vasco, que tomou a iniciativa de buscar a vantagem no placar. Aos 39, Yotún dominou na ponta esquerda e rolou para o meio da área. Tenório recebeu livre e chutou, mas Adilson fez mais uma boa defesa e salvou o Frizão.
O Vasco deu a impressão de voltar com mais vontade dos vestiários e quase marcou logo aos dois minutos do segundo tempo. Pedro Ken roubou uma bola na linha média e enfiou em profundidade para Tenório. O equatoriano se viu na cara do goleiro dentro da área, mas chutou fraco e facilitou a defesa de Adilson.
A partida caiu novamente de ritmo. O Vasco era melhor e tinha mais presença ofensiva, mas continuava errando muitos passes e não conseguindo dar sequência às jogadas de ataque.
O Friburguense chegou a assustar aos 15, quando Flavinho fez jogada individual pela esquerda e cruzou. A bola passou por toda a área mas Sérgio Gomes foi mal na conclusão.
O Vasco respondeu aos 17. Thiaguino achou Bernardo livre na esquerda, o avante cortou para o meio e disparou um chutaço de direita. Adilson deu rebote mas Elsinho acertou a zaga.
Novamente Bernardo e Adilson protagonizaram um lance de perigo aos 22. O vascaíno acertou uma bomba e o goleiro do Friburguense voou para espalmar. Aos 31, Adilson salvou o gol com uma saída providencial nos pés de Romário em mais uma trama do ataque vascaíno.
O Friburguense teve ainda uma boa chance de virada aos 34. Marcelo aproveitou uma sobra da zaga e chutou livre, mas Michel Alves, desta vez, fez a defesa.
Então, a mão certeira de Paulo Autuori entrou em ação. As mexidas do técnico, Thiaguinho e Dakson, que substituíram Tenório e Fellipe Bastos, fizeram a diferença. Aos 37, o primeiro fez um carnaval pela direita do ataque e rolou para Dakson no meio da área. O atacante foi rápido e chutou no canto de Adilson, que desta vez não conseguiu evitar o gol da vitória vascaína.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 FRIBURGUENSE
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de abril de 2013, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Estevão Cunha da Trindade (RJ)
Assistentes: Francisco Pereira de Sousa (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Gols: VASCO: Tenorio, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Dakson, aos 37 minutos do segundo tempo
FRIBURGUENSE: Lucas, aos 35 minutos do primeiro tempo
VASCO: Michel Alves; Nei, Luan, Renato Silva e Yotún (Elsinho); Sandro Silva, Pedro Ken, Fellipe Bastos (Dakson) e Bernardo; Romário e Tenorio (Thiaguinho)
Técnico: Paulo Autuori
FRIBURGUENSE: Adilson; Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha (Douglas) e Romulo
Técnico: Gerson Andreotti
FONTE: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário