Sufocar o rio San Mateo com asfalto será sinônimo de mudanças no fluxo de areia do pico de Trestles. Foto: Smirkingchimp.com
Pois é, após permanecer por quatro anos e meio na gaveta, o projeto de conexão entre a rota 241, com a Interstate-5, foi aprovado a portas fechadas na semana passada, pela autoridade de transportes local, a Orange County Transportation Corridor Authority´s (TCA).
Na prática, a construção poderá cobrir de asfalto boa parte da praia de San Onofre, e sufocar o fluxo de areia do rio San Mateo, que deságua no mar e mantém a laje de Lowers funcionando. Para sentir o poder do pico, cinco sessões quebram ao longo de Trestles, e Lowers é uma das sessões mais procuradas.
O processo de voto secreto para a aprovação dos 8km de pista tentou contornar a grande rejeição da proposta inicial, que previa a construção do triplo do tamanho; 25km. Quem esteve a frente da contestação foram os grupos da Surfrider Foundation e do Conselho Nacional para a Defesa de Recursos.
A ampliação da rodovia 241 irá asfaltar parte da praia onde Lowers quebra perfeito. Foto: Ellis.
Ao votar em segredo, o TCA contradisse suas afirmações anteriores de que o grupo permitiria a participação do público em todas as decisões futuras sobre o projeto.
Um depoimento do próprio Diretor Ambiental do TCA foi gravado em vídeo em 2012, explicando que: "não somos obrigados legislativamente a ter a discussão pública do processo, mas por causa da polêmica que esse projeto teve, nós vamos além da exigência e teremos um período de revisão pública".
Mas aparentemente a concessão para a TCA manter o projeto público foi revogada, e agora, para novas manifestações contra a obra acontecerem, será apenas uma questão de tempo.
FONTE: Gabriela Machado
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