O gol da derrota do São Paulo para o Internacional é o retrato de um problema que o técnico Paulo Autuori ainda não conseguiu erradicar em menos de duas semanas à frente do time.
Aos 13 minutos do primeiro tempo da partida da última quarta-feira, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, Lúcio abandonou a defesa para se aventurar como armador e perdeu a bola no campo de ataque. Jorge Henrique lançou a bola para o lado oposto do campo a Leandro Damião, que aproveitou o espaço deixado na zaga adversária e chutou de longe fazendo o único gol da partida.
"A gente pede para que isso não aconteça. Minha angustia é essa, não poder ir pro campo fazer um tipo de treino que mostre que não se pode perder posição a todo momento ali atrás", disse após o jogo Autuori.
"O Paulo cobra bastante posicionamento, principalmente dos zagueiros. Sabemos que é uma característica do Lúcio, também gosto de sair com a bola. Mas o Paulo pede pra gente ficar mais posicionado. Nossa equipe na parte ofensiva tem bons jogadores que podem definir a partida", acrescentou o zagueiro Rafael Tolói nessa quinta, no CT tricolor.
As investidas ofensivas de Lúcio no São Paulo são bastante recorrentes, como se pode observar através de gráficos do Opta - empresa que contabiliza estatísticas esportivas - das partidas do Campeonato Brasileiro.
Em todos os três compromissos do Tricolor na Série A sob comando de Autuori Lúcio foi o zagueiro em campo que mais partiu para o ataque, com exceção do confronto contra o Inter, quando foi superado pelo companheiro Rafael Tolói.
Veja o posicionamento dos jogadores de São Paulo x Inter no duelo dessa quarta:
Opta
Opta
Opta
A situação se repete nas duas partidas anteriores do Brasileirão, nas derrotas por 3 a 0 para o Cruzeiro e por 3 a 2 para o Vitória.
Opta
Opta
Isso não passou a acontecer exclusivamente após a chegada de Paulo Autuori. Lúcio já partia para frente antes da chegada de Autuori, como pode se ver nos gráficos da derrota para o Santos, quando o interino Milton Cruz esteve no banco de reservas são-paulino e no gráfico do empate com o Grêmio, último jogo do ex-técnico Ney Franco no Brasileirão.
Opta
Opta
Opta
O São Paulo é o 16° colocado do Campeonato Brasileiro, uma posição acima da zona de rebaixamento, com oito pontos ganhos em dez jogos, mais jogos do que todos os seus concorrentes, inclusive que a Ponte Preta, primeiro time na zona da degola, com sete pontos em sete rodadas. A defesa tricolor é a terceira mais vazada da competição, com 14 gols sofridos, ao lado do Criciúma.
FONTE: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário