domingo, 8 de setembro de 2013

Como usar estampa étnica

A tendência das estampas étnicas. Foto:Divulgação

Considerada como ícone da década de 1970, asestampas étnicas apresentam padronagens inspiradas em culturas diversas — como a asiática, indígena e africana. 

Consagrada como um verdadeiro sucesso pelo estilista Yves Saint-Laurent, a estampa é composta por inúmeras formas geométricas e grafismos muito ricos, sendo caracterizada pela utilização de cores extremamente vibrantes ou então de tonalidades bicolores.

Presente em peças inteiriças ou apenas em detalhes de acessórios, as combinações com estamparia étnica são extremamente amplas, atingindo uma diversidade de estilos e pessoas.

Sendo um grande sucesso entre as fashionistas, devido a complementação das criações, assim como a atribuição de uma atmosfera de atitude e contemporaneidade às produções, as estampas étnicasse adéquam a diversos estilos.

Abaixo selecionamos algumas sugestões para auxiliar na elaboração de combinações que envolvam aestamparia étnica! Confira:

Estampa étnica em acessórios
Para mulheres que preferem produções mais básicas, a estamparia étnica presente em detalhes de acessórios (como relógios, calçados, carteiras de mão, colares, brincos, lenços, laços, tiaras, bolsas e cintos) são uma ótima pedida, isso porque, na maioria das vezes, essas peças são combinadas com outras lisas, o que diminui os riscos de combinações erradas ou exageradas. 



O estilo folk complementa de maneira agradável as produções étnicas, portanto, aposte na utilização de calçados com solado de corda, bolsas com franjas e brincos de pena.
Estampa étnica em saias, calças e shorts
Fazendo enorme sucesso entre as mulheres que adoram produções mais delicadas e femininas, as saias com estamparia étnica promovem combinações memoráveis. 

Apresentando-se extremamente coloridas — muitas vezes com aplicações de bordados, em modelagens curtas e longas, assim como cinturas baixas e altas — as estampas étnicas ficam muito bem combinadas com camisas e blusas voltadas ao estilo básico.


Calças e shorts também são bem-vindos e proporcionam looks mais casuais. 

Aposte na utilização de tops em tonalidades presentes na estampa ou, então, o preto e o branco são escolhas certeiras. Para os pés, sandálias rasteiras, sapatilhas, alpargatas ou gladiadoras.

Estampa étnica em blusas, camisetas e camisas
Assim como as saias étnicas, o truque das cores clássicas ou tonalidades presentes na estamparia também é totalmente válido combinações com blusas, camisetas e camisas étnicas, evitando possíveis exageros. 

O jeans — presente em bermudas, jaquetas, shorts, macacões, jardineiras, saias e calças — é extremamente recomendado para produções com blusas étnicas devido a sua versatilidade.


A escolha do botton (combinado com a blusa étnica) será definida basicamente pelo estilo que se deseja formar. 

Para produções mais formais aposte na combinação com peças em tecidos mais elegantes, além da utilização de salto alto.

Estampa étnica em vestidos
A grande maioria dos vestidos apresentados com grafismos étnicos aparecem extremamente luxuosos, sendo mais indicados para ocasiões mais formais. 

Como as cores e as formas geométricas aplicadas chamam atenção, aposte no investimento em acessórios com tonalidades clássicas e neutras, assim como no salto alto.


Para combinações mais casuais e cotidianas, calçados como tênis, sapatilhas e saltos medianos são bem-vindos, sempre em cores que remetam à estampa ou então nos clássicos preto ou branco, proporcionando a criação de produções harmônicas.

Essas são as principais sugestões para a elaboração de uma produção com estamparia étnica, caracterizada pela inserção de elementos culturais tribais, prezando principalmente pelo equilíbrio e harmonia entre as cores utilizadas e evitando combinações exageradas e executadas de maneira errada.
FONTE: Mariana Paiva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário