domingo, 3 de novembro de 2013

Gerson Filho - Surf Nazareno


O feito do pernambucano Carlos Burle, 46 anos, em Portugal teve uma repercussão inimaginável em termos de mídia: CNN, TV polonesa, jornal de Israel, TVs chinesas, foram alguns dos canais em que a notícia do salvamento dramático e da bomba surfada, reverberaram.

Mídia não é nenhuma novidade para Burle. Quem acompanha sua carreira, sabe que desde 1998 ( quando foi campeão mundial em Todos os Santos, México), passando por Maverick’s ( 2001, maior onda já registrada), Teahupoo ( 2005 swell histórico), além dos do bicampeonato mundial de surfe em ondas grandes, na remada, Burle convive com isso. Sem falar que o cara foi precursor no Brasil no que se chama atualmente de free surfe profissional e pegou a maior onda já surfada em Back Door!! Mas, mesmo com tantas credenciais, muito tem se falado, criticado, e muito se falará ainda, porque vem muita notícia por ai, pelo mundo todo!!

A eventura ( planejada) dos brasileiros ganhou vulto desde que o considerado deus máximo do big surfe mundial, o havaiano Laird Hamilton, fez algumas declarações sobre o episódio, afirmando inclusive que Burle "não completou a onda"...fiquei pensando nos critérios de julgamento do Eddie Aikau e outros campeonatos de ondas grandes, mas isso é assunto para outra coluna. Preferi debruçar sobre os aspectos relacionados à repercussão da comunidade do surfe, que é o nosso caso aqui no Ricosurf.

Me ative a alguns comentários nas redes sociais, fóruns ( nacionais e gringos) e até a estrela máxima do jornalismo mundial, CNN, que acionou Laird Hamilton, pelo Skype, que por sinal, o sinal (...), estava uma beleza!!! Laird mandou, na lata, que Burle tinha tomado a maior vaca do mundo, que não tinha completado o drop, entre outros torpedos.

Admiro muito o Laird e não há dúvida de que é casca-grossa!!! Mas quando ele atravessou o Canal da Mancha remando, não fez a mínima questão de esconder, pelo contrario, várias agências de notícias distribuíram a notícia pelo mundo. O livro “A Onda” de Susan Casey ( Best seller) é todo baseado em um semi-deus chamado… Laird Hamilton!! Ali a autora não poupa elogíos ao profissionalismo e a forma apaixonada que ele encara a cultura surfe. Muito legal, mas é um: p-r-o-d-u-t-o! Acho a publicação imperdível por sinal.

Rob Machado é outro ídolo roots do surf. Mas, por favor, seu último filme "The Driftter" rodado na Indonésia por Taylor Steele, foi na real uma super produção ( em termos de filme de surfe, claro!!!). De roots ali só tinha a atitude e o cabelão do Machado. A equipe do cineasta e a Hurley não pouparam esforços, e o resultado ficou nota 10! Para captar a essência de Machado, a equipe dispunha de carros 4x4, e até suporte de câmera, com trilhos, para uma melhor fotografia em Desert! Mas é um… p-r-o-d-u-t-o!



Mas voltando às vacas portuguesas. Não adianta criticar por criticar, e se alimentar do mesmo mingau magro. Seria a mesma coisa que eu, escrevendo aqui no Ricosurf, criticasse o crescimento da Internet. Cada um na sua, mas, não adianta ser hipócrita e apontar o dedo, principalmente se você tem patrocínios no bico, trabalha no mercado do surfe, é jornalista de surfe, vendedor de loja de surfe etc.

Para finalizar, uma análise hiper-superficial. Todos reclamam que o surfe não é valorizado pelas grandes empresas que se "Aproveitam" e tudo mais; reclamamos que os bancos, os planos de saúde, entre outros setores “usam” a imagem do esporte para promover produtos e serviços, sem que dêem nenhum tipo de retorno ao esporte – leia-se invistam em patrocínio. Aí, de repente, uma turma chega ao main stream, nao só com os big riders, mas com o Medina bombando no Guaraná Antarctica, Mitisubishi, e mais outros, muito merecidos!! Que aparece uma turba cornetando, por cornetar!

Acho que todo mundo que está criticando devia pensar: estamos em um bom momento no esporte. Afinal de contas existem, nesse momento, inúmeros projetos de surfe relacionados a: cerveja, carros, junk food, refrigerantes, empresas de telefonia, entre outros. Ou seja, se beber, não critique.

FONTE: RICO SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário