quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bayern leva virada do City em casa, perde série invicta, mas fica na liderança do grupo


O Bayern de Munique até garantiu a liderança da chave D da Uefa Champions League, mas deixou um gosto bastante amargo na boca de seu torcedor nesta terça-feira. Afinal, o time levou uma virada categórica do Manchester City, em plena Allianz Arena, e perdeu por 3 a 2, pela última rodada da fase de grupos. Muller e Gotze marcaram para os mandantes. David Silva, Kolarov (de pênalti) e Milner marcaram para os visitantes.

Após sair vencendo por 2 a 0 logo com 12 minutos de jogo, o time comandado por Josep Guardiola diminuiu o ritmo e cometeu muitas falhas na defesa que causaram o fim de uma série invicta que já durava 24 jogos oficiais (21 vitórias e três empates). Na Champions, o clube bávaro vinha de dez vitórias consecutivas na competição, a melhor sequência na história, que acaba de ser paralisada.

Este foi apenas o segundo revés da equipe em 2013/14 - o primeiro em casa. Na abertura da temporada, a equipe perdera a Supercopa da Alemanha ao cair por 4 a 2 para o Borussia Dortmund, em 27 de julho, no Signal Iduna Park.

De quebra, esta foi a décima vez que o houve o confronto entre os treinadores Manuel Pellegrini e Guardiola. O chileno venceu de forma inédita. Antes, foram oito triunfos do espanhol e um empate.

Com o resultado, o Bayern estaciona nos 15 pontos e perde a chance de terminar a chave com campanha de 100% de aproveitamento. O City fica com os mesmos 15 pontos, mas, pelo menor saldo de gols no confronto direto - na Inglaterra, perdeu por 3 a 1 -, ficou na segunda posição. Caso tivessem feito um gol mais, os Citizens ficariam com a liderança pelo maior número de gols fora no duelo com os alemães.

Veja os gols de Viktoria Pilsen 2 x 1 CSKA Moscou

Ainda completam a chave o Viktoria Pílsen e o CSKA Moscou, que ficaram nos três pontos. Os tchecos ficaram com a vaga na Liga Europa após vencerem por 2 a 1, em casa, nesta terça-feira. No confronto de ida, a equipe russa ganhou por 3 a 2, e, assim, acabou eliminada pelo menor número de gols marcados fora de casa no confronto direto entre ambos.

Musa abriu o placar para os visitantes aos 20 minutos do segundo tempo. A equipe da casa ainda empatou com Kolar, aos 31, e conseguiu o gol da virada e da vaga na Liga Europa aos 45 minutos, com Wagner.

O sorteio das oitavas de final ocorrerá na próxima segunda-feira, às 9h (de Brasília), com transmissão dos canais ESPN.


O jogo

Assim como no duelo de ida entre as duas equipes, o Bayern não deu qualquer chance ao adversário. Dono da melhor posse de bola até então na competição, o time trocou passes e sufocou os ingleses desde o início. Assim, precisou de apenas cinco minutos para marcar. Dante fez belo lançamento longo, Muller dominou no peito com liberdade e concluiu rasteiro no canto de Hart, que voltou a ser titular nesta terça após um período no banco de reservas.

O cenário do jogo se manteve, e os alemães precisariam de mais sete minutos para ampliarem a vantagem. Após cobrança de escanteio de Kroos, Mandzukic finalizou travado. No rebote, Gotze chutou forte para o fundo da rede. Aos 16, Pellegrini teve mais um problema na partida e precisou mexer no time, colocando Zabaleta no lugar do lesionado Richards.

Em menos de 15 minutos, a partida parecia resolvida. No entanto, a equipe bávara diminuiu o ritmo, e o City iniciou sua reação por conta de uma falha de todo o setor defensivo adversário. Aos 28, Jesús Navas cruzou, Milner apareceu nas costas de Lahm, tocou de cabeça para o meio, e David Silva, livre, completou para a meta.

Os Citizens se animaram e passaram a incomodar a zaga adversária. No entanto, o time da casa se mostrou mais atento após o vacilo, e o jogo ficou mais truncado e sem emoção. Dessa forma, o placar de 2 a 1 se manteve até o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o duelo seguiu equilibrado, mas os ingleses passaram a incomodar mais o adversário com grande partida da sua linha de meias ofensivos (Jesús Navas, David Silva e Milner) e péssima atuação da defesa alemã.

Em nova falha, os comandados de Pellegrini buscaram o empate. Aos 13 minutos, Dante chegou atrasado e cometeu pênalti em Milner. Kolarov converteu a penalidade e venceu Neuer.

O momento era todo do City, que se aproveitou do cochilo do rival para chegar à virada aos 17 minutos. Jesús Navas aproveitou boa jogada de David Silva e deu a assistência para Milner, que aproveitou furada feia de Boateng e chutou cruzado.

Então em desvantagem, o Bayern se abriu mais e foi em busca do ataque, mas deixou espaços para o time treinado por Manuel Pellegrini, que ainda criou chances de fazer mais um e assegurar a liderança, mas o placar não seria mais alterado. O Bayern não conseguiu impedir o fim de sua invencibilidade. Por outro lado, não viu a noite atípica ficar ainda pior.

Veja os melhores momentos de Bayern de Munique 2 x 3 Manchester City

FICHA TÉCNICA:
BAYERN DE MUNIQUE 2 x 3 MANCHESTER CITY

Local: Allianz Arena, em Munique, na Alemanha
Data: 10 de dezembro de 2013, terça-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: David Fernández (Espanha)
Assistentes: Jesús Calvo e José Fernández (ambos da Espanha)
Cartões amarelos: Dante (Bayern de Munique); Zabaleta, Milner, Fernandinho e Dzeko (Manchester City)
Gols: Bayern de Munique: Muller, aos cinco minutos, e Gotze, aos 12 minutos do primeiro tempo
Manchester City: David Silva, aos 28 minutos do primeiro tempo, Kolarov, aos 14, e Milner, aos 17 minutos do segundo tempo

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Thiago Alcântara; Muller, Kroos, Gotze (Javi Martínez) e Ribéry; Mandzukic (Shaqiri)
Técnico: Josep Guardiola

MANCHESTER CITY: Hart; Richards (Zabaleta), Demichelis, Lescott e Kolarov; Javi García e Fernandinho; Jesús Navas, David Silva (Negredo) e Milner; Dzeko (Rodwell)
Técnico: Manuel Pellegrini

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário