5 a 1. O torcedor corintiano está pouco acostumado a sofrer com um placar tão negativo. A noite histórica do Santos - vitória avassaladora por 5 a 1 - na quarta-feira, na Vila Belmiro, proporcionou a pior derrota para o clube do Parque São Jorge, em clássicos, desde o 'longínquo' ano de 2005, quando o São Paulo levou o Corinthians a um dos maiores vexames da história do clube em duelos contra os maiores rivais.
Era 8 de maio de 2005. Convivendo com uma forte pressão desde a eliminação na Copa do Brasil daquele ano - ocorrida quatro dias antes (derrota nos pênaltis para o Figueirense) -, o técnico argentino Daniel Passarela - que perderia o emprego após cair diante do adversário tricolor - viu o Corinthians sucumbir de forma vexatória diante de um grande rival.
O São Paulo, naquela época preocupado com a disputa da Copa Libertadores, aproveitou-se para se impor de uma maneira incomum em duelos desta magnitude e obter uma das maiores glórias em clássicos estaduais.
Em pleno Pacaembu, Rogério Ceni, com apenas 3min de jogo, inaugurou o marcador, de pênalti. Perdido, assim como no duelo da última quarta-feira contra o Santos, o Corinthians testemunhou uma das maiores humilhações de sua história: Luizão, por duas vezes, Cicinho e Danilo balançaram as redes corintianas; Carlos Alberto descontou melancolicamente nos instantes finais.
Os quase nove anos sem derrotas vexatórias em clássicos terminaram na última quarta-feira. O último adversário, fora os três rivais do Estado, a marcar cinco gols no Corinthians foi o Atlético-MG. Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado no dia 29 de agosto de 2007, o time mineiro fez 5 a 2 em um combalido adversário, rebaixado meses depois.
Diante do Santos, o tabu estava próximo de completar meio-século. A última vez em que o clube de Vila Belmiro anotou mais de quatro gols no Corinthians ocorreu em dezembro de 1964, época na qual Pelé, Coutinho e companhia passeavam na maioria dos jogos diante do rival do Parque São Jorge.
Gazeta Press
Santos, com o 5 a 1, relembrou a Era Pelé ao massacrar o maior rival
Em cacos depois do humilhante resultado na Vila Belmiro, o Corinthians terá que conviver com uma enorme pressão nos próximos dias. Os gritos de ‘olé' ainda ecoarão durante algum tempo no ouvido dos jogadores e de Mano Menezes.
A chance da redenção tem data: 16 de fevereiro, dia do clássico contra o Palmeiras; agora o maior interessado em entrar para este clube de Santos e São Paulo, os últimos a humilharem o Corinthians em clássicos.
FONTE: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário