O argentino Leandro Usuna e os brasileiros Thiago Camarão e Sidney Guimarães também estrearam com vitórias nas ondas de 4-6 pés de Pipeline e Bino Lopes passou em segundo na sua bateria para a rodada dos cabeças de chave do primeiro grande evento da temporada 2014 da ASP.
Na lista dos 32 surfistas que só entram na terceira fase já disputando classificação para as oitavas de final, estão mais cinco brasileiros.
O swell gigante que bombou ondas de até 60 pés com ventos fortes no North Shore da ilha de Oahu provocou estragos no palco do Pipe Pro, que vinha adiando seu início desde domingo.
Na quinta-feira o mar baixou um pouco, mas muita areia foi jogada na bancada de Banzai Pipeline e a competição aconteceu mais à direita da praia, num lugar inconstante chamado “Gums”.
A maioria dos surfistas não conhecia essa onda e tiveram muita dificuldade em encontrar duas boas nas baterias. Os recordistas do dia foram dois havaianos, Luke Shepardson com nota 8,90 na primeira fase e Kaito Kino com 14,10 pontos de 20 possíveis na segunda.
Na quinta-feira foram realizadas as oito baterias da rodada inicial disputada só por surfistas do Havaí e dez das dezesseis da segunda fase da competição. Dos quatorze participantes de países da América do Sul, oito competiram no primeiro dia e cinco avançaram para enfrentar as principais estrelas do Pipe Pro.
O brasileiro Bino Lopes foi o primeiro a estrear e conseguiu se classificar em uma bateria contra três havaianos. O baiano despachou os jovens Joshua Moniz e Gregg Nakamura no confronto vencido pelo mais experiente, Joel Centeio.
A participação sul-americana começou nesta segunda bateria e foi até a nona e penúltima do dia. O peruano Cristobal de Col entrou na terceira para conquistar a primeira vitória sul-americana no Pipe Pro.
Ele achou boas ondas para superar o recordista absoluto da primeira fase, Luke Shepardson, que terminou em último com outro havaiano avançando em segundo lugar, Ian Gentil, brasileiro que há muitos anos mora na ilha de Oahu. Depois de Cristobal de Col, o argentino Leandro Usuña e o brasileiro Sidney Guimarães também venceram os confrontos seguintes.
Na sexta bateria veio a primeira baixa com o ex-top do WCT, Heitor Alves, sendo barrado pelos havaianos Alex Smith e Kalani David. Na sétima, o paulista Thiago Camarão estreou com vitória, mas o chileno Manuel Selman e o catarinense Ricardo dos Santos foram eliminados, ficando em último nas suas baterias.
Restaram seis para fechar a segunda fase e mais três sul-americanos vão tentar classificação para a rodada dos cabeças de chave, o brasileiro Ian Gouveia na 13.a bateria e o chileno Guillermo Satt e o peruano Miguel Tudela na 14.a.
Cabeças de chave
Os cinco que passaram na quinta-feira já estão escalados junto com os cinco brasileiros que entram direto na terceira rodada do Pipe Pro. Bino Lopes foi para a primeira bateria, encabeçada pelos havaianos Fredrick Patacchia e Olamana Eleogram. Jessé Mendes estreia na segunda e David do Carmo na terceira, com o peruano Cristobal de Col sendo um dos adversários. O argentino Leandro Usuna completou a quarta bateria e o brasileiro Sidney Guimarães foi para a quinta.
Já Thiago Camarão acabou indo para a sétima, que tinha dois cabeças de chave do Brasil, Krystian Kymerson e Wiggolly Dantas. Na sequência entram as grandes estrelas do Pipe Pro, Kelly Slater na oitava bateria e na nona o tricampeão desta etapa do ASP 5-Star, John John Florence.
Os dois disputaram a última bateria do ASP World Tour 2013 nas mesmas ondas de Banzai Pipeline, com Slater colecionando mais uma vitória no Pipe Masters. Adriano de Souza é outro top de ponta do WCT que participa do evento e faz sua estreia na 16.a e última bateria da terceira fase.
O Pipe Pro é o primeiro evento importante do calendário 2014 da ASP. O campeão marca 2.000 pontos no novo ranking do Qualifying Series, que vai classificar dez surfistas para completar a elite dos top-34 do WCT em 2015.
No momento, o australiano Nathan Hedge lidera a corrida pelas vagas com os 250 pontos da vitória na etapa do ASP 1-Star que abriu a temporada nos primeiros dias de janeiro na Austrália.
A próxima chamada acontece nesta sexta-feira às 15h30 no horário de Brasília. Confira as disputas AO VIVO!
Baterias dos sul-americanos no Pipe Pro
Segunda fase - Round of 96
3.o=65.o lugar (150 pontos) / 4.o=81.o lugar (84 pontos):
2.a: 1-Joel Centeio (HAV), 2-Bino Lopes (BRA), 3-Joshua Moniz (HAV), 4-Gregg Nakamura (HAV)
3.a: 1-Cristobal de Col (PER), 2-Ian Gentil (HAV), 3-Balaram Stack (EUA), 4-Luke Shepardson (HAV)
4.a: 1-Leandro Usuña (ARG), 2-Adrien Toyon (FRA), 3-Seth Moniz (HAV), 4-Tom Dosland (HAV)
5.a: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Dylan Goodale (HAV), 3-Teppei Tajima (JPN), 4-Stephen Koehne (HAV)
6.a: 1-Alex Smith (HAV), 2-Kalani David (HAV), 3-Heitor Alves (BRA), 4-Hiroto Ohhara (JPN)
7.a: 1-Thiago Camarão (BRA), 2-Chris Ward (EUA), 3-Kylen Yamakawa (HAV), 4-T. J. Barron (HAV)
8.a: 1-Luke Davis (EUA), 2-Makai McNamara (HAV), 3-Kaoliopuuwai Kahokul (HAV), 4-Manuel Selman (CHL)
9.a: 1-Michael February (AFR), 2-Bily Kemper (HAV), 3-Masatoshi Ohno (JPN), 4-Ricardo dos Santos (BRA)
Realizada até a 10.a bateria na quinta-feira:
13: Ian Gouveia (BRA), Hairil Anwar (IDN), Jamie O´Brien (HAV), Kekoa Bacalso (HAV)
14: Guillermo Satt (CHL), Tanner Hendrickson (HAV), Kai Barger (HAV), Miguel Tudela (PER)
Cabeças de chave da terceira fase - Round of 64
1.o e 2.o=Oitavas de Final
3.o=33.o lugar (US$ 1.100 e 356 pts) / 4.o=49.o ($ 800 e 200 pts):
1.a: Fredrick Patacchia (HAV), Olamana Eleogram (HAV), Dege O´Connell (HAV), Bino Lopes (BRA)
2.a: Tanner Gudauskas (EUA), Jessé Mendes (BRA), Joel Centeio (HAV), Brent Dorrington (AUS)
3.a: Dusty Payne (HAV), David do Carmo (BRA), Cristobal de Col (PER), Adrien Toyon (FRA)
4.a: Mitchel Coleborn (AUS), Keanu Asing (HAV), Leandro Usuña (ARG), Ian Gentil (HAV)
5.a: Patrick Gudauskas (EUA), Nathan Yeomans (EUA), Sidney Guimarães (BRA), Kalani David (HAV)
7.a: Krystian Kymerson (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Thiago Camarão (BRA), Makai McNamara (HAV)
8.a: Kelly Slater (EUA), Alex Gray (EUA), Luke Davis (EUA), Chris Ward (EUA)
9.a: John John Florence (HAV), Parker Coffin (EUA), Michael February (AFR), Evan Geiselman (EUA)
16: Adriano de Souza (BRA), Pancho Sullivan (HAV), 1.o da 16.a bateria da 2.a fase e 2.o da 15.a
FONTE: João Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário