Essas são inscrições de camisetas vendidas pela fabricante alemã Adidas nos Estados Unidos com vistas à Copa do Mundo no Brasil. No entanto, as imagens que acompanham as vestimentas possuem cunho sexual, o que deixou irritado o governo federal, revela o jornal O Estado de S.Paulo desta terça-feira.
Em inglês, "lookin' to score" pode também se referir à "pegação" - uma mulher está desenhada na camisa -, enquanto o "love" foi substituído por um coração em formato de nádegas com um biquini fio-dental. São exatamente essas insinuações que o governo brasileiro tenta evitar, tudo por causa do turismo sexual no país, principalmente no Nordeste. A Embratur, responsável pelo turismo no Brasil, promete notificar a Adidas pelas camisas apelativas.
"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota", disse Flávio Dino, presidente da Embratur, ao Estadão.
"O governo brasileiro discorda dessa linha de produtos, não aceitamos o turismo sexual. Claro que as pessoas podem namorar durante a Copa, mas não queremos uma mercantilização disso. Acaba sendo inclusive um desserviço à própria marca, porque ela está se associando a um tema muito negativo", comentou.
"A gente luta para afirmar uma imagem positiva do evento, e isso fortalece os discursos críticos à Copa. O problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a Copa. Já comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a divulgação de que não aceitaremos isso", encerrou o presidente da Embratur.
Reprodução
Camisa da Adidas em homenagem à Copa de 2014 custa 24 dólares
FONTE: ESPN
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