sábado, 10 de maio de 2014

Cruel, Hamilton tira pole de Rosberg no fim em Barcelona. Massa sai em nono e Vettel vive novo drama


Nico Rosberg tinha apenas um objetivo neste sábado (10) em Barcelona. Conquistar a pole-position. E, com isso, tentar neutralizar, ainda que por um dia, o avanço perigoso do companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, no campeonato. Mas não deu. Danado e cruel, o inglês deixou o melhor para o final. Foi lá no instante derradeiro e, com uma volta espetacular, conquistou o direito de largar da posição de honra do grid pela quarta vez seguida neste ano fantástica da equipe alemã na F1.

A marca que deu a pole ao campeão de 2008 foi em 1min25s232, contra 1min25s400 do colega de time. Apenas os dois lutaram pela liderança. E quem mais ‘aproximou’ de ambos foi Daniel Ricciardo, que na sexta já havia celebrado o terceiro carro mais rápido do grid.

Menino Daniel abre a segunda fila, depois de ter cravado 1min26s285. O tempo já evidencia o tamanho do abismo entre a líder do Mundial e o restante dos mortais. Valtteri Bottas também se saiu muito bem na parte final da classificação e colocou a Williams em quarto, à frente de um surpreendente Romain Grosjean.

Kimi Räikkönen sai em sexto, uma posição melhor que o companheiro e dono da casa, Fernando Alonso. Jenson Button ainda sustentou a frágil McLaren em oitavo, enquanto Felipe Massa larga em nono neste domingo, depois de errar no giro final e decisivo.

Sebastian Vettel ficou apenas em décimo. O tetracampeão parece que está pagando todos os pecados de uma vida neste ano. Depois de perder a sexta-feira de treinos livres, o alemão vinha até em boa forma hoje, mas o destino também foi cruel com ele. Na saída dos boxes, já nos minutos finais do treino decisivo, o RB10 de novo apresentou problemas e deixou o piloto na mão, que precisou voltar de carona para os pits.

Confira como foi a classificação da F1 em Barcelona neste sábado

Os primeiros carros foram à pista espanhola neste início de tarde em Montmeló com uma temperatura quatro graus acima do que a registrada no terceiro treino livre. E isso fez muita gente esperar um pouco para sair. E quem primeiro deu as caras foi Esteban Gutiérrez, da Sauber. O mexicano foi seguido por Nico Hülkenberg, Adrian Sutil, Sergio Pérez e Pastor Maldonado. Todos ainda com pneus médios.

Mas foi Hülk quem abriu o cronômetro com um tempo mais perto da realidade ao virar 1min28s856. Gutiérrez era o segundo, à frente do colega Sutil e de Pérez. Porém, mal a sessão havia começado e uma bandeira vermelha foi necessária. O causador foi Maldonado, que perdeu o carro e foi parar no muro da curva 3, em uma batida bem forte. O azarado venezuelano da Lotus saiu ileso do carro, mas o treino já estava comprometido.

A interrupção não durou nem cinco minutos, e logo todos os carros já estavam de volta à pista para o Q1. E Max Chilton, Jules Bianchi e Marcus Ericsson saíram logo de pneus médios para aproveitar a pista limpa dos primeiros minutos. As duas Mercedes vieram na sequência, seguidas pelos dois carros da Toro Rosso, também equipados com os compostos de risca branca. Só um aviso: os dois mercêdicos, como podem, saíram com pneus duros.

Não demorou muito e a tabela de tempos ganhou a ordem natural das coisas. Nico Rosberg logo virou 1min26s764 e passou a comandar a primeira parte da sessão. Lewis Hamilton se posicionou em segundo, com razoáveis 1min27s238. Sebastian Vettel surgiu em terceiro, trazendo o colega Daniel Ricciardo. A Red Bull também mandou seus dois pilotos com pneus de marca branca. Assim como a Ferrari com Fernando Alonso.

Já Felipe Massa se pôs em quinto, usando já o cartucho do pneu branco, assim como Daniil Kvyat, o sexto. Hülkenberg, Jean-Éric Vergne, Valtteri Bottas e Jenson Button, que alcançou o top-10 na bacia das almas na parte final do Q1. Kimi Räikkönen e Alonso também se colocaram ali em 11º e 12º, à frente de Gutiérrez, Magnussen, Pérez e Romain Grosjean, que passou raspando para o Q2.

Já Sutil não teve a mesma sorte. Dois décimos separaram o alemão da segunda fase da classificação. Chilton, Bianchi, Ericsson, Kamui kobayashi e, obviamente, Maldonado ficaram nesta primeira parte do treino decisivo em Barcelona.

Nova batalha, mesmos líderes

O Q2 começou já quente, com Hülkenberg sendo o primeiro a sair, devidamente calçado com os pneus médios. O tempo: 1min27s863. O colega Pérez veio na sequência. Aí Bottas também se juntou aos dois, assim como Massa e Räikkönen.
O mexicano da Force India logo se colocou em segundo, com 1min28s002. Quase ao mesmo tempo, a TV já mostrava as duas Mercedes percorrendo o pit-lane com pneus de risca branca.

Na nova tabela, o finlandês da Ferrari era o líder com 1min27s454, seguido por Massa e Bottas. Hulk e Pérez apareciam agora apenas em quarto e quinto. Só que aí Rosberg de novo pôs ordem.


O alemão da Mercedes veio com o seu 1min26s088 e passou a liderar. Hamilton surgiu em segundo, menos de um décimo atrás. Alonso também fez boa volta e saltou para quarto, mas perdeu a posição em seguida, com o terceiro tempo de Vettel. O tetracampeão, por sua vez, também foi deposto, depois que Ricciardo conseguiu entrar na casa de 1min26s.

Com três minutos para o fim, a ordem do top-10 era: Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Räikkönen, Grosjean, Alonso, Massa, Bottas e Hülkenberg.

Bottas saiu no fim, assim como Grosjean, Alonso e Pérez. O finlandês pulou para a oitavo, enquanto o francês se pôs em sexto. Já o espanhol viveu um pequeno drama no fim e, mesmo sem melhorar seu tempo, conseguiu um lugar no top-10. Os ponteiros sequer deixaram as garagens nos instantes derradeiros.

Assim, os classificados para a disputa da pole foram: Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Massa, Vettel, Grosjean, Raikkonen, Bottas, Button e Alonso. Hulk, Pérez, Kvyat, Gutiérrez, Magnussen e Vergne acabaram limados. Este último ainda vai perder dez posições por conta do incidente com a roda solta no fim do segundo treino de sexta-feira.

Um roubo em 12 minutos

Demorou um pouquinho para o pessoal se aprumar e deixar os boxes no início do Q3. E quem abriu os trabalhos foi Rosberg, que não quis esperar muito para definir as coisas. Hamilton também não perdeu tempo e logo se colocou na pista para duelar contra o companheiro de equipe. Mas aí veio o pano vermelho para paralisar as ações.

Na saída do pit-lane, Sebastian Vettel surgiu muito lento, chegou a ir à pista e reviveu os problemas de sexta-feira pela manhã. O alemão largou o problemático RB10 na curva 3, atravessou apressado o traçado para pegar uma carona de volta às garagens.

Levou mais três minutos para a sessão reiniciar. E quem surgiu logo na frente foi Rosberg. Sem demora, o alemão foi o primeiro a abrir volta, seguido pelo companheiro de equipe. Ricciardo, Grosjean, Alonso e Räikkönen vieram na sequência.

Esta primeira parte mostrou Hamilton na frente de Rosberg. Ricciardo e Alonso em terceiro e quarto. Mas não ficaria bem assim. Aí nova troca de pneus.

O alemão do carro #6 foi quem abriu a derradeira volta. E veio bem. Veloz. 1min25s400. P1 para Rosberg. O número 1 ficou pouco tempo ligado ao nome do filho de Keke.

Lewis conseguiu encaixar uma volta extraordinária no fim e superou em quase dois décimos a marca do amigo, tirando, assim, a pole de Nico. É a quarta vez seguida em 2014 que o britânico larga na frente.

Ricciardo também foi excepcional no fim, colocando a Red Bull em terceiro, à frente de um incrivelmente rápido Valtteri Bottas. Romain Grosjean também não deixou de surpreender ao botar a instável Lotus em quinto, à frente de Räikkönen e Alonso. Jenson Button veio na sequência. Já Felipe Massa errou na parte final e não pôde ir além de um nono posto. A Vettel sobrou o décimo lugar.

O GP da Espanha tem largada marcada para as 9h, de Brasília.


FONTE: MSN ESPORTE

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