Fernando Alonso também cresceu na parte final do treino e saltou para terceiro, empurrando Nico Rosberg para quarto. Valtteri Bottas pôs a Williams em quinto, à frente de Jenson Button e Felipe Massa. O top-10 foi finalizado por Daniil Kvyat, com o oitavo posto e comprovando a boa performance da Toro Rosso no traçado russo. Sebastian Vettel, apesar de ter enfrentado problemas técnicos durante a sessão, terminou mesmo em nono, com Jean-Éric Vergne em décimo.
© Fornecido por Grande Prêmio Lewis Hamilton durante o TL1 em Sochi, na Rússia (Foto: Getty Images))
À tarde, a segunda sessão da F1 em Sochi teve início sob temperaturas mais altas, já na casa de 24ºC. No asfalto, os termômetros alcançavam 27ºC. E quem saiu primeiro para a primeira volta de instalação pelos 5.848 km do traçado russo foi Max Chilton, único representante da Marussia neste fim de semana, por respeito a Jules Bianchi, que segue em estado crítico, depois do acidente na parte final do GP do Japão.
Esteban Gutiérrez e Valtteri Bottas logo seguiram o inglês. Max chegou a liderar momentaneamente, mas foi logo superado pelo mexicano da Sauber, que voltou ao carro suíço depois que o piloto da casa, Sergey Sirotkin, guiou pela manhã. Na sequência, Bottas bateu Gutiérrez e saltou a primeiro, com 1min44s019. Mas o tempo de volta do finlandês também foi superado em seguida, por Kevin Magnussen, que já entrava na casa de 1min43s961. Assim como acontecera antes, o dinamarquês também viu sua marca ser batida. Jenson Button veio com 1min43s155 e virou o líder.
Assim, com quase dez minutos de sessão e todos ainda andando com os compostos médios, a ordem atrás de Button era: Magnussen, Bottas, Nico Hülkenberg, Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Jean-Éric Vergne, Chilton, Marcus Ericsson e Gutiérrez.
Mas as coisas mudaram rápido. Bottas foi capaz de andar em 1min42s669, para se colocar à frente novamente. Button, porém, deu o troco imediatamente, cravando o ótimo tempo de 1min41s928. Enquanto isso, muita gente se via em apuros na curva 2, entre eles Kimi Räikkönen. Ainda sem registros, Felipe Massa e Daniel Ricciardo permaneciam nos boxes.
Lá na frente, ao contrário, a sessão seguia agitada. Jenson ainda era líder, mas Hamilton logo se colocou em segundo, com 1min42s333. E nova mudança. Rosberg surgiu com 1min41s882, assumindo a liderança do treino. Button, Hamilton, Bottas, Magnussen, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Vettel, Kvyat e Hülk vinham na sequência.
Só que aí Lewis assinalou 1min41s750, andando 0s132 mais rápido que o colega Nico. Enquanto isso, Romain Grosjean, que vinha apenas em 20º, enfrentava problemas com a suspensão traseira de sua Lotus. Ao mesmo tempo, Massa finalmente deixava os boxes. Na primeira tentativa de volta rápida, o brasileiro obteve a nona marca. No segundo giro, Felipe virou 1min42s530 e saltou para quinto. Um minuto antes, o treino viu Rosberg retomar a liderança, ao passar na linha de chegada 0s242 mais rápido que o líder do campeonato.
O alemão da Mercedes, então, se encaminhou para os boxes, assim como a maioria do grid. Räikkönen, por sua vez, aparecia apenas em 21º, depois de cinco voltas e alguns problemas com a curva 2. Só para entender, restando uma hora ainda para o fim das atividades, a ordem era: Rosberg, Hamilton, Button, Vergne, Alonso, Massa, Kvyat, Bottas, Magnussen e Pérez
Aí, quando a sessão alcançou a marca de 50 minutos para o fim, Gutiérrez, Hülkenberg e Adiran Sutil foram os primeiros a sair com os pneus macios. O mexicano imediatamente melhorou seu desempenho em 0s7. Já o alemão da Force India foi 1s6 mais rápido com os compostos de risca amarela e pulou para quarto, com 1min41s969. Na sequência, a pista se encheu novamente, com todos já calçados com os macios, incluindo os dois protagonistas da Mercedes. Enquanto isso, Hülk já aparecia em segundo, com a boa marca de 1min41s677.
Imediatamente, Rosberg veio baixando bem suas marcas em todos os três setores da pista russa, para, no fim, fechar a volta em 1min41s027. As duas McLaren se colocaram logo na sequência, com Magnussen, em segundo, apenas 0s038 mais lento que o líder. Button, Hamilton e Bottas completavam o top-5.
Só que a equipe de Woking não estava para brincadeira e iniciou uma divertida batalha contra os meninos da Mercedes. Primeiro, Jenson passou 0s3 mais rápido que Rosberg e assumiu a ponta. Só que Rosberg tomou de volta em seguida, mas viu Magnussen assumir o P1 na sequência. Os três já viravam na casa de 1min40s, quando Hamilton pulverizou a briga - ele foi o último dos quatro a sair com os macios. O inglês aproveitou toda a pista para cravar 1min39s817. Apenas ele estava abaixo de 1min40s. E Lewis ainda melhorou mais um pouco na segunda volta, quando cruzou em 1min39s630.
A sequência da tabela mostrava ainda Massa em quinto, atrás dos dois carros da Mercedes e dos dois da McLaren. Bottas era o sexto, à frente de Vergne, Räikkönen, Hülkenberg e Kvyat.
Os minutos seguintes viram Valtteri pular para quarto, com a excelente marca de 1min40s573. Alonso foi outro que melhorou e saiu de 11º para oitavo, com 1min41s404.
Daí para frente, como sempre acontece, os pilotos passaram a se dedicar às simulações de corrida, com tanque mais cheio, além das avaliações dos dois compostos. Por isso, as mudanças na tabela foram pequenas, mas interessantes. Alonso, por exemplo, apareceu bem com os macios e se posicionou em terceiro, com 1min40s504. Enquanto isso, a maioria continuava o trabalho de encontrar o melhor acerto para a prova de domingo.
O fim da sessão ainda foi marcado por uma bandeira vermelha. A interrupção foi causada por um problema com Daniel Ricciardo, que vinha apenas em 13º, mas que se viu parado em um trecho perigoso para o resgate. A paralisação durou pouco, e as ações foram retomadas com três minutos para o fim, mas nada mudou nesse tempo.
Portanto, Hamilton assegurou a ponta do TL2, com o tempo de 1min39s630. Só ele andou na marca. 0s864 atrás, Kevin Magnussen ficou mesmo em segundo, com Alonso em terceiro. Nico Rosberg fechou em quarto, à frente de Bottas, Button, Massa, Kvyat, Vettel e Vergne.
Agora, os pilotos retornam apenas no sábado, para um terceiro treino livre e a classificação, que vai formar o primeiro grid da história da F1 na Rússia.
FONTE: MSN
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