O holandês Seedorf, grande contratação do Botafogo para a temporada, deve ter aprovado a atuação da sua nova equipe neste sábado. Presente ao estádio Engenhão, o ex-jogador do Milan viu de perto a fácil vitória botafoguense por 3 a 0 sobre o Bahia, pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Sob os aplausos do craque nascido em Suriname, Cidinho, duas vezes, e Elkeson marcaram os gols que levaram os cariocas aos 12 pontos, na sexta posição. Já os baianos permaneceram com sete pontos, flertando com a zona de rebaixamento.
O jogo
As duas equipes ainda se acertavam em campo quando o Botafogo conseguiu abrir o marcador aos seis minutos. Márcio Azevedo fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou para Cidinho, livre de marcação, cabecear sem chances para o goleiro Marcelo Lomba. O sistema defensivo baiano falhou no lance, já que o apoiador alvinegro sequer precisou pular para tocar na bola.
O lance acabou tranquilizando o Botafogo, mas tornou o jogo monótono, já que o Alvinegro tocava a bola esperando o melhor momento de atacar, enquanto que o Bahia encontrava dificuldades para criar.
Aos 18 minutos, a monotonia foi quebrada de forma negativa. Em uma dividida no meio-de-campo, o atacante Souza, que traz dos tempos de Flamengo a rivalidade com o Glorioso, acertou o rosto de Antônio Carlos. O árbitro Raphael Claus errou ao advertir os dois atletas com o cartão amarelo, poupando o artilheiro de uma expulsão precoce.
A ação de Souza fez a vontade dos dois times aumentar e o Bahia quase empatou aos 35 minutos, quando Fahel se aproveitou de uma falta de atenção da defesa botafoguense para receber na área e chutar para boa defesa do goleiro Jéfferson. O Glorioso respondeu seis minutos depois, em cobrança de falta de Andrezinho, que Marcelo Lomba se esticou todo para evitar que a bola entrasse.
Quando tudo indicava que a partida iria sem maiores novidades para o intervalo, o Botafogo conseguiu ampliar aos 45 minutos. Cidinho recebeu na entrada da área, arriscou o chute e a bola desviou em Titi e enganou Marcelo Lomba.
Na volta para o segundo tempo, percebendo o nervosismo de seu atacante, o técnico Paulo Roberto Falcão tirou Souza e colocou Jones Carioca em campo. Porém, mais uma vez, quando o Bahia buscava se acertar, o Botafogo marcou um gol no início. Aos dois minutos, após boa jogada trabalhada do ataque anfitrião, Renato tocou e Elkeson, em chute de primeira, marcou um golaço.Agência Estado
Jogadores do Botafogo comemoram vitória sobre o Bahia
Aos 22 minutos mais um erro grosseiro da arbitragem. Lucas cruzou, Titi e Marcelo Lomba se chocaram e Cidinho escorou para o fundo da rede. Raphael Claus, equivocadamente, anotou falta e paralisou a jogada, anulando o gol legítimo do Botafogo.
O Botafogo seguia pressionando apesar da vantagem. Aos 24 minutos o time ficou trocando passes por quase um minuto, até que Márcio Azevedo avançou pela esquerda e cruzou para Elkeson cabecear e Marcelo Lomba salvar com os pés. No minuto seguinte, Vítor Júnior cruzou e Elkeson voltou a cabecear para a defesa do arqueiro baiano.
Nos minutos finais, o que se viu foi o Botafogo tocar a bola com autoridade, sob os gritos de "olé" de sua torcida e diante de um apático Bahia, que pelo que mostrou neste sábado vai dar muito trabalho a Paulo Roberto Falcão. Em compensação, Seedorf, que viu o jogo ao lado de ídolos do passado alvinegro como Gonçalves e Jairzinho, deve ter deixado o Engenhão bem impressionado.
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando faz jogo reprogramado da sétima rodada contra o Corinthians, no Pacaembu, em São Paulo. Já o Bahia, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), encara o Flamengo no Estádio Pituaçu, em Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário