O Rayo Vallecano foi goleado pelo Barcelona por 4 a 0 em seu próprio estádio, neste sábado. Mesmo com o revés, o time pode se vangloriar de ter conseguido um feito que talvez seja até mais difícil do que derrotar os catalães. Depois de 316 partidas, a equipe azul-grená teve menor posse de bola do que um adversário.
Desde que foi derrotado pelo Real Madrid por 4 a 1, em maio de 2008, o Barça não ficava menos tempo com a bola em um jogo oficial. A marca finalmente caiu neste sábado, quando o Rayo Vallecano conseguiu uma ‘vitória' no sufoco: 51% a 49%.
Divulgação/Barcelona
Barça celebrou marca de 300 jogos com maior posse de bola
Nestes 316 jogos, o Barcelona venceu em 228 vezes, empatou 58 e só perdeu em 30 duelos. O saldo de gols foi de incríveis +560. O time fez 822 gols e sofreu 262. Isso incluindo a eliminação avassaladora na última Champions League para o Bayern de Munique.
O fim da sequência representa um período de transição do clube catalão, que começa a não ser tão fiel ao ‘tiki-taka', seu tradicional padrão de jogo que prioriza excessivamente o controle da posse de bola. O próprio zagueiro Piqué, formado no Barça, chamou atenção há dez dias com uma declaração sobre o assunto.
"Ficamos uns anos com treinadores formados em casa, primeiro com Pep Guardiola e depois com Tito Vilanova, exageramos no nosso estilo de jogo. Talvez a ponto de ficarmos um pouco escravos do ‘tiki-taka'", dissera.
Com o técnico Gerardo Martino no comando desde o início da temporada, a equipe azul-grená segue tendo resultado - venceu a Supercopa da Espanha, está invicto em 2013/14 e venceu todos os cinco jogos no Espanhol -, mas joga um futebol diferente. Ver Piqué, Puyol ou Valdés dando um chutão já não é mais algo surpreendente.
FONTE: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário