O banco Itaú resolveu fazer uma pesquisa, sempre de olho num mercado em firme expansão. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 46% no número de mulheres que procuraram o banco em busca de crédito para financiar suas empresas. Entre os homens, houve uma queda de 34%. No Banco do Nordeste, maior operador de microcrédito do Brasil, em junho, 65% dessas operações foram realizadas por mulheres.
Enquanto os homens buscam uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, as mulheres decidem empreender, em geral, depois que os filhos crescem ou para mudar de carreira. Buscam mais flexibilidade na jornada de trabalho e complementação da renda, para se sentirem realizadas profissionalmente e pessoalmente.
A dedicação intensa das mulheres costuma melhorar os resultados de um empreendimento. Um estudo com 20 mil empresas e 167 mil executivos (12 mil mulheres) feito pela Dow Jones VentureSource, um dos maiores bancos de dados sobre empresas do mundo, constatou que ter uma mulher como fundadora ou na liderança de uma empresa aumenta suas chances de êxito – as empresas bem-sucedidas, em média, têm duas vezes mais mulheres em postos de comando do que as malsucedidas.
Esse dado mostra como as mulheres, apesar dos novos conflitos, estranhos a ambientes ainda majoritariamente masculinos, podem melhorar o padrão de operação de muitas empresas. Nem que seja injetando à gestão dos negócios uma boa dose de coração.
As atitudes femininas ao abrir um negócio. (Foto: Divulgação)
FONTE: MULHER BELEZA
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