Como o cabelo cresce?
O cabelo cresce por meio de divisão das células, que estão na papila capilar, que fica implantada na pele, no couro cabeludo. É normal que o cabelo cresça 1/3 de mm por dia. O fio de cabelo passa por muitas modificações desde que começa a crescer, ainda no couro cabeludo, até aparecer sobre a cabeça. Quando ele aparece, ele tem suas características formadas, ou seja, ele é basicamente queratina, é insolúvel em água e é rico em enxofre.
Ao contrário do que muita gente pensa, um fio de cabelo não cresce para sempre. Ele cresce por aproximadamente 4 ou 6 anos, para por uns 20 dias e depois cai. No lugar desse fio nasce outro e o ciclo recomeça. É por isso que perdemos cabelo todos os dias. É normal caírem aproximadamente 100 fios de cabelo por dia.
A primeira etapa desse ciclo, que é o crescimento durante 4 a 6 anos é chamada etapa anagênica. O período de transição, que dura uns 20 dias, é chamada de etapa catagênica. Nessa etapa o processo de divisão celular é interrompido e os vasos sanguíneos e nervosos são atrofiados, para que o fio se desprenda do couro cabeludo. A última etapa do ciclo do cabelo é chamada de etapa telogênica, que é quando o fio fica preso somente pela sua base, pois as atividades da raiz se encerram por completo. Dessa forma, o fio cai facilmente ao pentear, lavar, ou até mesmo passar a mão.
Influências externas
Para que o ciclo de vida dos cabelos aconteça da forma correta, é preciso uma alimentação correta, assim como uma vida saudável. Fatores externos podem modificar esse ciclo, fazendo com que os cabelos caiam mais que o normal. Se você notar que seus cabelos estão caindo mais que o normal, procure um dermatologista. Ele pode receitar um medicamento correto.
Não acredite em shampoos, cremes ou outros produtos que prometam fazer com que os cabelos cresçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário