Segundos antes do início do Q3, começou a pingar em Hungaroring, o que fez os pilotos deixarem os boxes tão logo o cronômetro acionado. Com a chuva se aproximando rapidamente, a expectativa era de que os pilotos tivessem uma única chance.
Nico Rosberg faturou sua sexta pole na temporada 2014 da F1
(Foto: Getty Images)
Na sequência, o treino foi interrompido em bandeira vermelha para que os fiscais pudessem colocar a barreira de pneus em ordem. O pit-lane foi reaberto poucos minutos mais tarde, sem que a chuva tivesse apertado consideravelmente.
Com pouco mais de nove minutos para o fim da sessão, os pilotos voltaram a deixar os boxes, reiniciando a fase final do treino. Embora o asfalto não estivesse completamente seco, os competidores partiram para voltas rápidas, registrando marcas não tão distantes daquelas anotas nas fases anteriores.
Bottas e Vettel chegaram a vislumbrar a posição de honra, mas não foram páreos para Rosberg, que cravou 1min22s715 em seu último giro e garantiu a pole com 0s486 de vantagem para o tetracampeão da Red Bull. 0s639 mais lento que Nico, Bottas abre a terceira fila.
Sebastian Vettel bem que tentou, mas ficou a 0s486 de Rosberg
(Foto: Getty Images)
Button abre a quarta fila do grid, à frente de Jean-Éric Vergne. Nico Hülkenberg anotou 1min24s775 e ficou em nono, à frente de Magnussen, que não marcou tempo por conta do acidente no início do Q3.
Kimi Räikkönen, mais uma vez, não tem motivos para comemorar. O finlandês perdeu sua vaga no Q2 para Jules Bianchi no último instante da fase inicial do treino classificatório, com o piloto da Marussia batendo seu tempo por 0s064. Assim, o piloto da Ferrari vai largar apenas em 17º.
Depois de dominar todos os treinos livres em Hungaroring, Lewis Hamilton viu seus planos de um fim de semana tranquilo caírem por terra ainda no Q1. Antes mesmo de completar uma volta lançada, o britânico parou na entrada dos boxes com o carro em chamas.
Assim, o GP da Hungria se soma a lista de etapas problemáticas de Hamilton, que já tinha Austrália, Canadá e Alemanha. Sem tempo marcado no Q1, Lewis vai dividir a última fila com Pastor Maldonado, que também teve uma falha em sua Lotus.
Pouco após o treino, Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, declarou que a pressão de combustível do W05 #44 caiu e, por isso, o time acredita que um vazamento de combustível seja o responsável pelo incêndio no carro de Hamilton.
Lewis Hamilton (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Lewis, por sua vez, disse aos jornalistas que algo aconteceu com os freios, o motor apagou e então ele viu as chamas pelo retrovisor. O britânico teve problemas com os freios na classificação em Hockenheim, mas a Brembo, fornecedora do time germânico, ainda não conseguiu identificar a causa da falha na Alemanha.
Confira como foi a classificação para o GP da Hungria neste sábado
A tarde na Hungria não viu o aumento de temperatura que a previsão inicial falava, mas o clima continuou quente, na casa de 26°C, quando os carros deixaram os boxes para a disputa do Q1, a primeira fase da definição do grid de largada. Como de costume, Marussia e Caterham foram as primeiras a deixar as garagens, seguidas pela Lotus de Pastor Maldonado. Logo depois, lentamente, os demais foram vindo também. A maioria de médios, mas Kamui Kobayashi, Marcus Ericsson e Esteban Gutérrez já vieram calçados com os pneus macios.
Mas aí Maldonado surgiu lento pela pista, tentando levar o errático E21 de volta aos boxes, mas sem sucesso. Enquanto isso, Lewis Hamilton voltava para os boxes e, bem na entrada dos pits, parou. O Mercedes #44 começou a pegar fogo na parte traseira e, o inglês , sem muita vontade, deixou o carro ali mesmo. Vive um drama o menino Lewis. Fim de treino e fim da chance de disputar a pole. É quarta vez no ano que o britânico enfrenta problemas mecânicos, antes havia sido na Austrália, depois no Canadá, aí na Alemanha e agora em Hungaroring. A equipe alemã confirmaria mais tarde que um vazamento de combustível causou o pequeno incêndio no carro do campeão de 2008.
Depois do incidente, todo mundo voltou à pista. Valtteri Bottas já era o líder, com 1min25s690, à frente de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel.
Mas aí veio Nico Rosberg e saltou para a ponta, também usando ainda os pneus amarelos. Na sequência, Vettel conseguiu melhorar três décimos e passou para o segundo posto, perdendo o lugar em seguida para o companheiro de Red Bull.
Não demorou muito, e Jean-Éric Vergne tratou de colocar os pneus macios e trabalhar. P1 para o francês, com 1min24s941. O colega Daniil Kvyat veio na sequência e se colocou em terceiro. Aí muita gente veio à pista nos minutos finais.
Nico Hülkenberg melhorou, mas não o suficiente para alcançar o top-10. Ao mesmo tempo, Bianchi pulava para 16º, enquanto Kimi Raikkonen lutava para não ficar na primeira peneira. Mas não deu. o finlandês ficou de fora mesmo. Junto com ele, a lista tinha ainda Kobayashi, Chilton, Ericsson e os azarados Hamilton e Maldonado.
Sem Hamilton, Rosberg voa
Sergio Pérez foi quem abriu os trabalhos do Q2. O mexicano não quis arriscar muito e saiu logo com os pneus pneus macios, à frente do colega Hülkenberg em estratégia semelhante. Aí as duas Red Bull entraram, seguidas por Romain Grosjean e Vergne.
O alemão da Force India foi quem liderou essa primeira parte da sessão. Depois, Kvyat superou, mas ficou pouco. Felipe Massa apareceu na frente na sequência, sendo ultrapassado por Bottas em seguida.
Kimi Räikkönen foi eliminado ainda no Q1 (Foto: Getty Images)
Só que aí assim, como Nico Rosberg não está brincadeira, logo cravou sete décimos em Valtteri e passou a comandar o Q2. Vettel também melhorou e pulou para segundo, 0s3 atrás do líder. Ricciardo também veio bem e se colocou em terceiro.
Com três minutos para o fim, Massa foi o primeiro a voltar. Um minuto depois, o resto seguiu o exemplo do brasileiro. Com todo mundo melhorando ao mesmo tempo, foi difícil acompanhar a evolução de cada um.
No fim, os eliminados foram: Kvyat, Sutil, Pérez, Gutiérrez, Grosjean e Bianchi. O russo, aliás, acabou rodando na curva 12 e por lá ficou. Rosberg, Vettel, Ricciardo, Bottas, Massa, Alonso, Button, Magnussen, Vergne e Hülkenberg foram para a disputa da pole.
Chuva e batida forte
Era Nico Rosberg quem liderava o pelotão quando a luz verde autorizou o início da fase decisiva do treino classificatório. Mas, antes mesmo, do alemão sair com a Mercedes, uma fina chuva começou a atingir o circuito húngaro. Não deu outra. Quando todo foi à pista, veio a constatação de que o asfalto estava bastante escorregadio e traiçoeiro. Tanto que o próprio Rosberg escorregou na curva 1 e por pouco não estampou sua Mercedes na barreira de proteção. Mesma sorte não teve Kevin Magnussen.
O novato da McLaren não conseguiu segurar o carro na freada da primeira curva, saiu reto e atingiu com força os pneus. O dinamarquês saiu ileso da batida, mas a bandeira vermelha precisou ser acionada. Nos quase quatro minutos de paralisação, o maior dilema foi quanto aos pneus. Que pneu usar agora?
A chuva não chegou a molhar mesmo a pista. Portanto, na hora que a bandeira verde voltou, todo mundo saiu com pneus para piso seco, usando os compostos macios. Bottas se colocou logo em primeiro com 1min24s259. Alonso já era segundo, à frente de Button, Ricciardo, Massa, Rosberg e Vettel.
Felipe Massa ficou com o sexto posto do grid neste sábado
(Foto: Getty Images)
A segunda rodada de voltas rápidas foi ainda mais equilibrada e marcada por uma briga acirrada, entre Rosberg e Vettel. O filho de Keke saiu vencedor, depois de bater no instante final o compatriota em 0s4. Bottas ainda conseguiu manter a Williams em terceiro. Ricciardo, Alonso e Massa completaram os seis primeiros, à frente de Button, Vergne, Hülkenberg e Magnussen.
A largada do GP da Hungria, o 11º da temporada 2014, acontece neste domingo, a partir das 9h, de Brasília.
F1, GP da Hungria, Hungaroring, Grid de largada:
1
6
NICO ROSBERG
ALE
MERCEDES
1:22.715
20
2
1
SEBASTIAN VETTEL
ALE
RED BULL RENAULT
1:23.201
+0.486
16
3
77
VALTTERI BOTTAS
FIN
WILLIAMS MERCEDES
1:23.354
+0.639
19
4
3
DANIEL RICCIARDO
AUS
RED BULL RENAULT
1:23.391
+0.676
18
5
14
FERNANDO ALONSO
ESP
FERRARI
1:23.909
+1.194
17
6
19
FELIPE MASSA
BRA
WILLIAMS MERCEDES
1:24.223
+1.508
19
7
22
JENSON BUTTON
ING
McLAREN MERCEDES
1:24.294
+1.579
21
8
25
JEAN-ÉRIC VERGNE
FRA
TORO ROSSO RENAULT
1:24.720
+2.005
19
9
27
NICO HÜLKENBERG
ALE
FORCE INDIA MERCEDES
1:24.775
+2.060
22
10
20
KEVIN MAGNUSSEN
DIN
McLAREN MERCEDES
13
11
26
DANIIL KVYAT
RUS
TORO ROSSO RENAULT
1:24.706
+1.991
14
12
99
ADRIAN SUTIL
ALE
SAUBER FERRARI
1:25.136
+2.421
12
13
11
SERGIO PÉREZ
MEX
FORCE INDIA MERCEDES
1:25.211
+2.496
11
14
21
ESTEBAN GUTIÉRREZ
MEX
SAUBER FERRARI
1:25.260
+2.545
10
15
8
ROMAIN GROSJEAN
FRA
LOTUS RENAULT
1:25.337
+2.622
16
16
17
JULES BIANCHI
FRA
MARUSSIA FERRARI
1:27.419
+4.704
14
17
7
KIMI RÄIKKÖNEN
FIN
FERRARI
1:26.792
+4.077
5
18
10
KAMUI KOBAYASHI
JAP
CATERHAM RENAULT
1:27.139
+4.424
10
19
4
MAX CHILTON
ING
MARUSSIA FERRARI
1:27.819
+5.104
7
20
9
MARCUS ERICSSON
SUE
CATERHAM RENAULT
1:28.643
+5.928
10
21
44
LEWIS HAMILTON
ING
MERCEDES
2
22
13
PASTOR MALDONADO
VEN
LOTUS RENAULT
1
TEMPO 107%
Q1
1:30.886
+8.171
RECORDE
MICHAEL SCHUMACHER
ALE
FERRARI F2004
1:19.071
15/08/2004
MELHOR VOLTA
MICHAEL SCHUMACHER
ALE
FERRARI F2004
1:19.071
15/08/2004
FONTE: MSN ESPORTE
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