Manifestações Clínicas da Micose de Unha
As onicomicoses manifestam-se de várias formas. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:
Descolamento da borda livre:
Nesta forma de manifestação, as unhas descolam-se do seu leito. Geralmente, iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
Destruição e deformidades:
As unhas costumam ficar frágeis e quebradiças. Geralmente, se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.
Espessamento:
Nesta manifestação, as unhas aumentam de espessura, ficando grossas e endurecidas. Em alguns casos, esta forma pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de “unha de gavião” ou “unha de telha”.
Leuconíquia:
Nesta forma de manifestação aparecem manchas brancas na superfície da unha.
Paroníquia (também conhecida como unheiro):
Nesta forma, ocorre uma alteração na formação da unha, a qual cresce ondulada e com alterações da superfície. O contorno ungueal fica inflamado, inchado e dolorido.
Tratamentos para Micose de Unha
Atualmente, existem diversos tratamentos para micose de unha. No entanto, é necessário optar por um que realmente acarrete resultados positivos e que acabe de vez com o problema. Uma consulta ao dermatologista é extremamente recomendada, o qual é a pessoa mais indicada para prescrever um bom tratamento.
Lembrando que o tipo de tratamento irá depender da extensão da micose. É necessário evitar o uso de medicamentos indicados por outras pessoas, pois eles podem mascarar características importantes para o diagnostico correto da micose, dificultando o tratamento.
Os medicamentos mais usados para o tratamento da micose de unha são de uso local, sob a forma de cremes, pomadas ou esmaltes. Porém, casos mais avançados podem necessitar de tratamento via oral, com comprimidos.
Em geral, os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento das unhas. As unhas dos pés levam em média 12 meses para se renovar totalmente, onde o tratamento deve ser mantido durante todo esse tempo. A persistência do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.
Como Evitar a Micose de Unha?
Manter uma higiene adequada é essencial para evitar o aparecimento do problema. Veja algumas dicas abaixo:
Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (saunas, vestiários);
Evite mexer com terra sem utilizar luvas;
Use somente o seu material de manicure;
Evite o uso de meias de tecido sintético, dê preferência às de algodão;
Evite o uso de calçados fechados o máximo possível.
Tomando as medidas acima você conseguirá reduzir os riscos de aparecimento da micose de unha, um problema que acomete um grande número de pessoas atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário