Saquá tem o apelido de capital nacional do surf por conta das ondas poderosas como no Havaí e toda sua história no cenário nacional. É também chamada de Maracanã do surf, onde grandes competições internacionais aconteceram desde os anos 70.
O canto da praia da Vila é praticamente um point break que recebe ondulação de leste e sudeste, quebram ondas pesadas para esquerda e boas ondas para direita em direção ao costão, ao pés da famosa Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Diga-se de passagem, acho que esse é o único cemitério com vista para o mar que conhecemos.
Na ocasião de um mundial, que rolava na praia de Itaúna, conferi o pico onde rolava um freesurf. E, como quase sempre, havia altas ondas. Toda a região oferece ótima estrutura turística com pousadas e restaurantes. Um lugar calmo, ao menos fora do mar. Meu amigo Edinho Leite observou:
"O lugar tem um astral diferente. Intenso. As ondas são coisa séria, de gente grande. Saquarema cresceu, mas não perdeu aquele astral dos anos 70. Além de Itaúna ter uma das 2 ou 3 esquerdas mais poderosas do Brasil, sustentando com boa formação ondas maiores que 3.5 metros, também dá para encontrar ondas fora do padrão nacional [para melhor] na Vila, no canto e em várias outras bancadas de areia pelo meio da longa praia. Aliás, o final da praia da Vila é moradia de uma onda interessante, enorme. Mas Jaconé fica para outro post, né Aleko?".
Confiram a galeria de fotos com altas ondas deste lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário