É fundamental que esse processo seja realizado pro um profissional realmente capacitado em coloração pois podem ocorrer diversos problemas durante a transição da cor dependendo do histórico de químicas usadas no seu cabelo. A transição de morena para loira nem sempre é fácil de fazer, pois a pigmentação dos cabelos escuros é bem mais forte e será necessário limpar os fios caso eles sejam tingidos de tonalidades escuras para conseguir a cor de loiro ideal.
Passo a passo para a transição de morena para loira
1 – ANALISANDO O CABELO
A primeira coisa a fazer antes de mudar radicalmente de morena para loira é preciso saber se a estrutura do fio do cabelo suporta tal transformação e ver o histórico de químicas que já foram feitas. Se o cabelo tem coloração artificial é sempre mais difícil obter um alto nível de clareamento. Isso também vale para cabelos com progressivas, pois o fio fica com uma película que funciona como barreira para a ação do descolorante. Nesses casos específicos, temos que ter muito cuidado para não ultrapassarmos o nível saudável de clareamento para não comprometer a vitalidade do cabelo.Lembre-se que podem ser feitos mais de uma descoloração nos fios para atingir o tom desejado e isso pode levar o cabelo ao emborrachamento e a quebra.
2 – MUDE DE FORMA SEGURA E GRADATIVA
A maneira mais segura de ficar loira é ir gradativamente fazendo o longo do tempo mechas ou luzes nos fios. O simples fato de ir clareando aos poucos é a maneira mais segura de deixar os cabelos saudáveis durante a transição da cor. Para conseguir o loiro ideal é preciso ter calma e fazer mais de uma visita ao salão para aumentar o nível de clareamento gradativamente, sempre intercalando com bons tratamentos de nutrição e reconstrução, para a reposição lipídica e proteica que ajudam a controlar a resistência do fio, e hidratação para reposição hídrica que ajuda na maleabilidade e brilho do cabelo.
3 – PACIÊNCIA É O SEGREDO DO SUCESSO!
É preciso ter calma para clarear os fios para o tom de loiro desejado, principalmente quando clareamos um cabelo de tom escuro, o que ocorre é um arrasto de fundo de clareamento, ou seja, temos muita quantidade de pigmento residual natural do tom do seu cabelo. Por isso é importante não forçar de mais a descoloração e usar um tonalizante correto pra neutralizar a altura de tom que conseguimos chegar.
4 – ACERTANDO NO TOM
Para acertar no tom de loiro desejado o mais indicado é que sejam usados tonalizantes ou matizadores. Com o uso do tonalizante no salão, o efeito é mais duradouro. Algumas marcas específicas também proporcionam hidratação, o que confere extremo brilho e maciez. Quando usamos tonalizante, o pigmento consegue preencher os espaços vazios no cortex do cabelo que eram preenchidos pela antiga cor, natural ou artificial.
Você pode ainda os matizadores que ajudam a manter neutralizado o tom do loiro. Mas, quando usamos somente matizadores, os pigmentos ficam muito superficiais entre as cutículas do fio, e por isso têm pouca durabilidade.
5 – RAIZ
Deixar a raiz clara ou escura depende do gosto de cada um , e do tempo que você vai retocar a raiz. Mas é bom saber que a raiz clara precisa ser retocada bem mais rápido que a escura.
6 – CUIDADOS EM CASA
É indispensável que os cabelos loiros sejam bem cuidados em casa e os tratamentos dos fios que foram descoloridos deve ser intenso para que as químicas usadas não deixem o cabelo danificado e sem brilho. É fundamental fazer uma reconstrução no salão uma vez a cada vinte dias, em casa você precisa montar um kit com 5 produtos:
xampu roxo para cabelos loiros
condicionador específico para o fio do cabelo;
máscara para tratamento – usar uma vez por semana
finalizador para proteção térmica e para dar balanço;
creme de pentear – para deixar o frizz sob controle
Assista os vídeos abaixo com algumas transições de morena para loira