segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A ditadura mais fechada do mundo começa a liberar praias e a explorar seu potencial no esporte.

coreia-do-norte-north-korea-ditadura-go-surf001

Quando se pensa em Coréia do Norte é quase que natural que o primeiro pensamento que venha a sua cabeça seja relacionado àditadura. Não é à toa. O país vive, desde 1948, sobre um regime pautado em um líder supremo, que é reverenciado como um deus pela submissa população. Atualmente, quem está no poder é Kim Jong-un. E talvez você tenha todos os motivos do mundo para odiá-lo, mas uma medida tomada pelo coreano fará com que você crie brilhos nos olhos e deixe esse ódio um pouco de lado.

Trata-se do fim de uma restrição, que há muitas décadas impedia que o surf fosse praticado nas praias do país asiático. Mas, não se engane! O motivo dessa ruptura é o fortalecimento do turismo nacional. Isso porque, aparentemente, a Coréia do Norte tem umpotencial incrível para o surf. Digo “aparentemente”, pois o único contato que temos com essas ondas são raros e quase extintos vídeos e algumas fotografias. Dá uma olhada em um deles, produzido em agosto do ano passado, em Majon Beach, por um cinegrafista local, que nomeou o vídeo como “Pioneiros”:


A Coréia do Norte tem uma das políticas de turismo mais complicadas e fechadas do planeta. Portanto, apesar da construção de 3 resorts na costa leste e da criação de pacotes, por partes das companhias, que estão oferecendo 5 dias e 5 noites por lá, é muito difícil, quase impossível para nós brasileiros, latinos ou norte-americanos conseguirmos uma permissão para adentrar no país e surfar nas praias locais.

Por enquanto, o jeito é ficarmos babando com as fotos e os vídeos inacreditáveis. A sensação, ao vê-los, é uma mistura de espanto com surpresa. Confira algumas imagens que mostram um pouco da riqueza da costa coreana:




Fonte: Arctic Surf
Os swells, vindos de norte e sul, encontram-se e formam boas ondas. Há de se ressaltar que o potencial é deslumbrante! Algo bem acima do nível das praias sul-americanas.

Para finalizar, uma foto emblemática. Afinal, as ondas que estão sendo observadas pelos turistas são mesmo tudo o que parecem? Pois de longe aquilo ali está sensacional!

Cabe a nós esperar os próximos anos e uma maior abertura do governo para confirmarmos a hipótese de que a Coréia do Sul tem um dos melhores picos do continente asiático. Segure a ansiedade.


First Ever Surfing in the DPRK-North Korea from LNKM on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...