sábado, 26 de julho de 2014

Fundo artificial - Maricá perto de ter ondas perfeitas

Luiz Guilherme durante a apresentação do projeto em Maricá. Foto: Fernando Silva.

Maricá vai receber no início de 2015 o primeiro fundo artificial do Brasil. O projeto do recife para a cidade da Região dos Lagos foi apresentado nesta quinta-feira pelos surfistas e engenheiros Luiz Guilherme de Aguiar e Maurício de Andrade, no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), no Centro da cidade.

A ideia do Prefeito Washington Quaquá, que pediu um estudo do projeto direcionado à localidade, é criar uma espécie de “Estação do Surf” com ondas para todos os níveis, desde as mais difíceis, inspiradas em Pipeline e Teahupoo, passando pelas manobráveis, como Trestles, até outras para os iniciantes.

O estudo, que já é desenvolvido há quase dez anos dentro da Coordenação de Projetos de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), é pioneiro no mundo, já que os existentes se baseiam no uso de sacos de areia e outros materiais deformáveis, o que reduz a eficácia.

Para o litoral de Maricá, inicialmente serão instaladas pelo menos duas plataformas metálicas móveis, que criarão ondas com características parecidas as da Rainha do North Shore de Oahu, Pipeline, fundo também muito estudado pelos pesquisadores durante o desenvolvimento do projeto.

Vá se preparando, pois Maricá vai ficar assim, igual a Pipeline. Foto: Carlos Ma
Vá se preparando, pois Maricá vai ficar assim, estilo Pipeline. 
Foto: Carlos Matias.

Durante a apresentação, Luiz Guilherme, doutorando em Engenharia Oceânica pela Universidade de Lisboa e Presidente do Arpoador Surf Clube, e Maurício, que dirige a empresa Arrecifes Artificiais Móveis (Aram), explicaram que além das ondas de altíssima qualidade, o projeto irá melhorar as condições de balneabilidade.

Segundo Luiz Guilherme, a primeira plataforma será um casco metálico de aço, com tanques internos para lastro e/ou flutuação, medindo 84 metros de comprimento (distância transversal à praia), 64 metros de largura (paralela à praia) e 2,5 metros de altura.

A inclinação da rampa – o fator-chave para modelar a onda – deverá ser de 4,6°. As ondas terão uma extensão máxima de 100 metros para cada lado da estrutura e uma profundidade média de 50 cm, podendo chegar até a 1,5m.

"A plataforma Arena ficará submersa e ancorada pelo próprio peso no fundo a 60 metros da praia e poderá gerar ondas perfeitas praticamente o ano todo", contou Luiz Guilherme.

As estruturas são inertes e podem ser rebocadas até o local onde serão afundadas. Caso se queira mudar de posição, basta injetar o ar novamente nos tanques de lastro e a plataforma volta a flutuar. A durabilidade é alta, pelo fato de o aço ficar sempre sob a água, e é calculada em pelo menos 35 anos.

Após os estudos, a Rua 5, em Barra de Maricá, surgiu como o local mais indicado para a instalação, pois é o ponto que recebe as maiores ondas. Além da Rua 5, a Rua 93, Restinga, Rua Zero e Itaipuaçu também apareceram como possíveis locais para a implantação dos recifes artificiais.

O turismo do surf é um dos principais motivos para a criação das ondas perfeitas. “Queremos chegar a 2016 disputando com Búzios o posto de sexto destino turístico mais procurado do país", disse o Prefeito.

Os estudos entregues pela Aram à Prefeitura serão agora detalhados, em termos de custo, com fins de execução do projeto. A previsão é de que a construção comece no início de 2015.

FONTE : Ricosurf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...