O duelo de dois gigantes tricolores na Copa Libertadores coloca frente a frente cariocas e gaúchos em situações bem diferentes na competição, nesta quarta-feira às 22 horas (de Brasília), no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. De um lado, o Fluminense tenta manter o embalo e continuar com 100% de aproveitamento no torneio sul-americano, após vencer o Caracas, por 1 a 0, na Venezuela. Do outro, o Grêmio está em alerta e tenta se recuperar da surpreendente derrota na primeira rodada para o Huachipato, do Chile, por 2 a 1, em Porto Alegre
“Sinceramente, eu não acho que a gente leva nenhum tipo de vantagem com isso, muito pelo contrário. Vamos encontrar muitos problemas, pois o Grêmio sabe que precisa do resultado e vai se empenhar ainda mais. Nosso adversário tem muita qualidade e sabe se superar em momentos complicados. Mas o Fluminense já mostrou, ao longo dos últimos meses, que tem condições de jogar bem e fazer a lição de casa”, disse o treinador do Flu.
Para o duelo no Engenhão, o técnico Abel Braga não confirmou a escalação, mas terá força máxima à disposição pela primeira vez em 2013. Recuperados de lesões, o zagueiro Gum e o meia Deco atuaram no último domingo contra o Volta Redonda, pelo Carioca, quando Abel poupou os titulares. No entanto, os dois atletas ainda não têm presença garantida e podem ficam como opção no banco de reservas diante dos gaúchos, com Anderson e Wagner sendo mantidos na equipe.
Luxemburgo tem muitas opções, mas também algumas dúvidas, para escalar o time. Na zaga, Werley deve fazer sua estreia nesta Libertadores, ao lado de Cris. Ele não atuou nos três primeiros jogos da competição continental por ter sido expulso no jogo que eliminou o Tricolor gaúcho da última Copa Sul-Americana, contra o Millonarios, tendo que cumprir suspensão. Os volantes Adriano e Fernando disputam posição no meio-campo . Na frente, o chileno Vargas e o argentino Barcos, que chegou ao Rio na terça à noite após problemas particulares, devem formar o ataque. Um esquema com três atacantes também não está descartado. No gol, Dida retoma a titularidade após se recuperar de lesão no ombro.
Também nesta quarta-feira, Huachipato e Caracas se enfrentam no Chile, na outra partida pela segunda rodada do grupo 8 da Libertadores.
Últimos confrontos - Fluminense e Grêmio tiveram confrontos e equilibrados nas últimas vezes que mediram forças. No Brasileirão de 2012, o time gaúcho se deu melhor e não foi superado pelos cariocas, que, porém, conquistaram o título nacional no final do ano. No primeiro turno, o Grêmio venceu por 1 a 0, com gol de Kleber. No segundo duelo, empate por 2 a 2, no Engenhão, com gols de Digão e Rafael Sobis para o Flu e Elano e Zé Roberto para o outro lado.
No Brasileiro de 2011, o Grêmio também ganhou em casa, por 2 a 1 (dois gols de Marquinhos, e Fred descontou). Mas a partida marcante foi o do segundo turno, no Rio, em que o Fluminense venceu um jogaço, por 5 a 4. Na ocasião, Fred brilhou e balançou as redes quatro vezes. Sobis completou a vitória, enquanto Rafael Marques, Marquinhos, Bradão e Adilson marcaram para os gaúchos.
"Aquele 4 a 4 foi um jogo especial, porque saíram gols de tudo quanto é jeito, foi um jogo bonito. Se der para ter aquele tanto de gols novamente, e o Fluminense sair vitorioso, seria uma noite perfeita. Mas como a gente sabe que é raro sair esse tanto de gols em uma partida, eu já me contento com um golzinho e o Fluminense ganhando por 1 a 0", disse o atacante Fred, do Flu, na véspera do duelo pela Libertadores.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X GRÊMIO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, “Engenhão”, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de fevereiro de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Brasil)
Assistentes: Márcio Santiago (Brasil) e Fabricio Vilarinho (Brasil)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Gum (Anderson) e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Wagner) e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Técnico: Abel Braga
GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando (Adriano), Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Hernán Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FONTE: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário