Outro fato muito curioso é que as Maldivas é o país com a mais baixa altitude do mundo. O ponto mais elevado está a 2,3 metros do nível do mar. A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar. Por lá vivem 100 mil pessoas.
No North Mael Atoll estão as ondas mais conhecidas como Lohis, Sultans, Jailbreaks, Honkys, Ninjas, Cokes e Chikens. Esta edição do “Secret Spot” irá falar de Cokes e Chickens, picos que oferecem uma mistura de esquerdas e direitas.
Estas ondas são perfeitas para um freesurf com uma mistura de direitas e esquerdas. Mas por lá pode se encontrar também ondas de alta performance. Em alguns picos as ondas chegam a quebrar com 8 pés perfeitos.
Cokes é uma direita perfeita que quebra sobre uma rasa bancada de corais com 3 seções de onda.
Tudo começa com um drop rápido e aí vem uma parede onde rola o tubo e termina com uma seção de manobras com um palmo de água.
Cokes é um sonho para qualquer surfista, com o visual ao fundo da pequena ilha com um vilarejo com muitos habitantes, a onda tem esse nome porque antigamente o depósito da marca de refrigerante era lá.
Cokes é uma das ondas mais constantes e bonitas da região.
No mesmo canal, que é bem profundo, a pouco mais de 500 metros de distância tem uma pequena ilha e o pico de Chickens.
Por lá temos esquerdas e direitas perfeitas. O drop de Chickens é lento, em seguida vem uma boa seção de tubo seguida de ondas para manobras.
A segunda seção é um pouco perigosa, devido as pedras, quando o swell entra de sudeste com pouco vento o pico vira um verdadeiro playground.
Na maré cheia Chikens funciona bem, e, Cokes funciona com as 2 marés.
As Maldivas é uma surftrip dos sonhos, principalmente se estiver viajando de barco. O protetor solar é mais do que recomendável, além de se proteger do sol de todas as maneiras, quer seja usando chapéu, óculos, etc.
Em 2007 um Tsunami devastou as Maldivas, o país se foi reconstruído, mas ainda é possível ver rastros da destruição.
É muito importante respeitar a cultura local e a religião do local. Predominantemente mulçumana, a sociedade das Maldivas possuem algumas regras que devem ser seguidas. Se aquecimento global continuar a subir o nível dos mares, um dia esse paraíso irá deixar de existir.
FONTE: ESPN SURF
Nenhum comentário:
Postar um comentário