domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pedro Barros passa mal, se recupera e vence Mundial de Skate Vertical


Pedro Barros acordou neste domingo com poucas esperanças de sair campeão da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical. Com uma virose, teve febre na noite anterior e chegou para competir na Lagoa Rodrigo de Freitas ainda se sentindo um pouco mal. Nada, porém, que impedisse o bicampeão mundial de bowl e dono de três ouros nos X Games de levar o inédito título. O jovem catarinense, de apenas 17 anos, desbancou os favoritos e levantou a torcida no Rio de Janeiro.

- Peguei uma virose, senti um mal estar a noite toda. Acordei com muita dor de cabeça porque tenho sinusite, mas tomei remédio e vim competir. Naqueles 45 segundos que você está na volta a adrenalina é tão grande que você esquece, mas, assim que eu parava, sentia muita falta de ar. Fiz algumas variações de 540º e flip. Fiquei muito feliz por ter vencido a etapa - contou Pedro, que nunca havia vencido uma competição de skate vertical.


Pedro Barros skate vertical no Maresia Vert Jam  (Foto: Leandra Benjamin)

Embora já apontado como uma das promessas da nova geração, Pedro não era um dos principais favoritos ao título no Rio. O tetracampeão mundial da prova Bob Burnquist, a lenda americana Andy Macdonald e a revelação Mitchie Brusco, de apenas 15 anos, entraram na prova deste domingo com mais moral para sair campeão. O catarinense, no entanto, superou os problemas causados por uma virose e surpreendeu com voltas rápidas, agressivas e manobras diferentes, como o twist, uma cambalhota de costas. Com 85 pontos, levou o inédito troféu e ainda faturou 1.000 pontos no ranking mundial. Rony Gomes, que chegou a liderar a disputa, terminou em segundo com 82,33, seguido por Brusco, com 71,67. Bob foi o quarto (71,67).

Saiba como foram as três voltas da final

Na primeira volta, o americano Jono Schwan já abriu a disputa com um giro de 720º. Os brasileiros Marcelo Bastos e Bob Burnquist, que haviam se classificado para a final em segundo e terceiro, erraram e não conseguiram completar suas voltas. Gripado e passando mal, Pedro Barros não entrou bem na disputa e caiu logo na segunda parede. Com o apoio da torcida, o jovem americano Mitchie Brusco, primeiro colocado das semis, mostrou estar à vontade na rampa carioca e também aplicou um 720º. Mas quem comandou mesmo a primeira rodada foi Rony Gomes. O skatista de 21 anos, do Corinthians, colocou velocidade, inovou nas manobras e garantiu a melhor nota.

Na segunda volta, os skatista erraram mais. Atletas experientes como Bob, Marcelo Bastos e o americano Andy Macdonald arriscaram e não conseguiram completar suas apresentações. Mitchie, desta vez, também falhou no meio de sua volta. Já Pedro Barros voltou para a rampa recuperado. Com muita velovidade e voando alto, agradou os juízes e a torcida. A pontuação foi suficiente para ultrapassar Rony Gomes, que mais uma vez fez uma ótima volta.


Pedro Barros skate vertical no Maresia Vert Jam  (Foto: Leandra Benjamin)

A volta decisiva virou um duelo entre os amigos Pedro e Rony, já que os outros seis rivais não fizeram frente à dupla. Pedro mais uma vez fez uma apresentação impecável. O catarinense variou nas manobras de 540º e nos twists (cambalhota no ar) e levou a torcida na Lagoa Rodrigo de Freitas ao delírio. O skatista do Corinthians também foi bem, mas não conseguiu ultrapassar o adversário.

- Essa nova geração treina muito e leva o esporte a sério. Eu estava muito focado nessa etapa, treinei muito na minha casa esse mês (tem uma pista de half-pipe em casa, em Atibaia) e consegui várias variações de 540º - disse Rony, de 21 anos.


rony gomes  skate vertical no Maresia Vert Jam  (Foto: Rudy Trindade/Frame/Agência Estado)

Confira a classificação final da prova:

1 - Pedro Barros - 85 pontos
2 - Rony Gomes- 82.33
3 - Mitchie Brusco - 71.67
4 - Bob Burnquist - 71.67
5 - Jono Schwan - 70.67
6 - Marcelos Bastos - 70.33
7 - Jimmie Wilkins - 68.33
8 - Andy Macdonald - 51.33

Confira os campeões das 11 edições da etapa carioca do Mundial:

2002 - Sandro Dias
2003 - Rune Glifberg (DIN)
2004 - não teve
2005 - Bob Burnquist
2006 - Bob Burnquist
2007 - Sandro Dias
2008 - Bob Burnquist
2009 - Renton Millar (AUS)
2010 - Marcelo Bastos
2011 - Marcelo Bastos
2012 - Bob Burnquist
2013 - Pedro Barros


FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...