quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lagarto, cidade-natal de Diego Costa, é Espanha na Copa de 2014



Diego Costa trocou uma chance de disputar a Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil e no Brasil, pais no qual nasceu e viveu até os 17 anos, para defender a Espanha, aonde há seis anos começou a ganhar notoriedade até virar uma estrela do futebol mundial pelo Atlético de Madri. Mas não era esse o sonho de infância do atacante de Lagarto, cidade do Interior do Sergipe.

"A história que lembro e não vou esquecer jamais é que aqui na escolinha tinha uma TV pequena, 14 polegadas. Acabou o treino, e o Diego estava se arrumando para ir embora, quando começou a passar uma reportagem de um jogador da seleção brasileira. Ele puxou minha blusa e disse: 'Só vou parar quando vestir a amarelinha'. E ficou marcado realmente o que ele falou", lembra ao ESPN.com.br Flávio Augusto, técnico de Diego Costa durante a infância do atleta.

"Quando tinha o nosso 'rachão' e a gente brincava, eu era o Rogério, ele era o Ronaldo", conta Rafael Brito, companheiro de categoria de base do agora astro da seleção espanhola no Barcelona de Ibiúna, São Paulo, único time em que Diego atuou no Brasil.

Quando seu filho foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Itália e Rússia, disputados em março deste ano - o atacante vai defender a Espanha, mas já usou a camisa do Brasil -, José da Silva disse, em entrevista à TV Sergipe: "Realizei meu sonho: ele vai entrar em campo pela seleção brasileira para defender a nossa cidade de Lagarto e o nosso Sergipe."

Divulgação/Escolinha Bola na Rede
Diego - 2ª no alto, da dir à esq -, no time da infância

Desde que passou a se cogitar que Diego poderia 'virara à casaca', Seu José evita dar entrevistas. Mas ele não precisa se preocupar. Apesar dos milhares de quilômetros de distância que separam o Nordeste Brasileiro da Costa Mediterrânea, a população de Lagarto agora é Espanha.

O técnico Flávio Augusto, por exemplo, sonha com um novo 'Maracanaço': "Acho que a escolha dele foi muito feliz e como brasileiro vou torcer para a Espanha chegar na final da Copa e vencer o Brasil por 1 a 0, gol de Diego Costa".

O ex-goleiro Rafael Brito lembra dos tempos em que o antigo parceiro chegou a trocar o gramado pela vida de ambulante na Rua 25 de Março e o defende: "O salário na base era de R$ 200, R$ 300, quando recebia. Essa é a realidade do Brasil. Aqui, no primeiro jogo ele seria contestado. Lá na Espanha, ele tem prestígio."

Aloísio Andrade, mais conhecido como Prefeitinho, confirmou a simpatia lagartense pela seleção espanhola através de uma enquete no seu programa diário em uma das rádios mais populares da cidade. Segundo o radialista, mais de 70% dos ouvintes chegaram a eleger a 'Fúria' como o destino a ser escolhido por Diego Costa. No momento em que a reportagem acessou o site da rádio, a opção europeia vencia a nacional por 51,9% a 42,6%.

Hoje responsável pela escolinha na qual Diego Costa começou a jogar futebol e que o atacante adotou como projeto seu a ponto de ligar frequentemente para saber se o uniforme das crianças está em boas condições, Flávio Augusto acaba entregando os motivos de o novo espanhol ter largado a seleção brasileira. Segundo Flávio, Felipão teve tudo nas mãos para convocar Diego mais vezes ao longo de 2013, mas preferiu chamar Alexandre Pato, desprestigiado no Corinthians e Lucas, em baixa no Paris Saint-Germain.

Divulgação/Escolinha Bola na Rede
Diego Costa assiste a jogo ainda criança, no Sergipe

Para o Prefeitinho, que diz ter recebido há muito tempo da família Da Silva Costa a informação de que o atleta abraçaria a seleção espanhola, existia o receio de que no Brasil Diego poderia ser convocado, mas não jogaria, enquanto na 'Fúria' ele será titular absoluto.

O Brasil não ficou feliz com a decisão de Diego Costa. A CBF está definitivamente irritada. O presidente da entidade, José Maria Marin, chegou a dizer que recorreria aos últimos recursos para contar com o jogador. Luiz Felipe Scolari afirmou que o atacante "deu as costas para um sonho de milhões."

Lagarto 'dá de ombros' para as palavras de Felipão. "O povo de Lagarto é Diego Costa, foi ele quem levou a cidade para o mundo inteiro. Vai ter muitas casas aqui enfeitadas e pessoas que vão estar com a camisa da Espanha durante a Copa. E esse ele fizer um gol contra o Brasil, vamos comemorar, porque será um gol de Lagarto", diz o Prefeitinho.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...