sábado, 6 de dezembro de 2014

Barra recebe neste fim de semana encontro nacional de surf adaptado


Tudo pronto para o maior evento de surf para pessoas com deficiência no Brasil.

Neste final de semana, dias 06 e 07 dezembro, a Barra da Tijuca, na altura do Posto 2, no Rio de Janeiro, receberá, pela primeira vez na história, o Encontro Nacional de Surf Adaptado.

A principal atração é o Desafio ADAPTSURF, com disputas hoje e amanhã, a partir das 9h. Serão baterias com surfistas adaptados vindos de todo o Brasil. Entre os principais participantes podemos destacar Camila Fuchs, campeã do Circuito ADAPTSURF 2013; Fernanda Tolomei, campeã do Circuito ADAPTSURF 2012; Eduardo Mayr, atleta de Rugby adaptado e Isaac Ribeiro, atleta do Brasil no Jogos Paralímpicos de Londres 2012

Foram organizadas várias atividades paralelas ao evento. No sábado e domingo, entre 10h e 13h acontecerão oficinas de surf adaptado com aulas experimentais para pessoas com deficiência para todas as idades. Além disso, também terão oficinas de arte e foto onde as crianças e os jovens poderão expressar as sensações de pegar uma onda.

Hoje, a partir das 14h, serão ministradas palestras com professores sobre surf adaptado e acessibilidade das praias (veja a programação abaixo) e para fechar o dia com chave de ouro um show como cantor Julio Serrano, às 16h.

As baterias são divididas em quatro categorias: Aberta, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual.

Além dessa disputa acontece também um confronto para surdos, já oficial no ranking da Federação do Estado, reunindo os principais nomes da modalidade, entre eles um dos pioneiros do surfe brasileiro, Carlos Mudinho.

"O Encontro Nacional de Surf Adaptado é um momento histórico! Um evento de grande porte, reunindo surfistas com deficiência do Brasil todo, competindo oficialmente pela primeira vez. É um grande passo para o reconhecimento desse esporte como forma de inclusão social, além do aprimoramento da modalidade e a descoberta de novos atletas." Luiz Phelipe Nobre, fisioterapeuta da ONG ADAPTSURF.

O Encontro Nacional de Surf Adaptado tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e apoio WQSurf, Prefeitura do Rio de Janeiro, Adaptsurf, Abrasp, Feserj e Associação de Surf da Barra da Tijuca, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social.

Palestras - Sábado, dia 06, das 14h às 16h.

1) História do Surf Adaptado no Brasil

Dr. Luiz Phelipe Nobre, fisioterapeuta e sócio-fundador da ONG ADAPTSURF.

2) Inclusão Social e Acessibilidade

Luana Nobre, Professora de Educação Física e sócio-fundadora da ONG ADAPTSURF.

3) Preparação Psicológica no Surf Adaptado

Fernanda Tolomei, especialista em psicologia do esporte.

4) A Importância do Voluntariado

Regina Tolomei, fotógrafa voluntária.

5) O Futuro do Surf Adaptado

Henrique Saraiva, surfista adaptado e sócio-fundador da ONG ADAPTSURF.

6) Mesa redonda com atletas adaptados.

Outras informações pelo site: http://www.encontrosurfadaptado.com.br ou no Facebook:www.facebook.com/EncontroSurfAdaptado.

FONTE: Roberta Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...