quinta-feira, 1 de maio de 2014

AS MORTES NO SURF


O surf é um esporte fantástico e maravilhoso, mas nem sempre o mar está de bom humor. Veja a história de surfistas que não voltaram do oceano.

Desde cedo escutamos dos mais velhos que o mar não é lugar para brincar. Como quando éramos crianças e a mãe ou pai nos dizia para não ir ao fundo, já que era muito perigoso. Porém, sem sombra de dúvidas, o mar é um dos lugares mais místicos e atraentes do mundo, capaz de fascinar qualquer um.

Com o surf é a mesma situação, um esporte que é completamente influenciado pela natureza e que sofre com as direções que ela toma. Você verá um pouco da história de alguns surfistas que sofreram com a natureza e morreram ao lado da sua fiel amiga: a prancha de surf!


Mark Foo



Mark Foo era acostumo com ondas gigantes.
Mark Foo era acostumo com ondas gigantes.

Mark Foo era daqueles apaixonados pelo surf até a última gota. Em uma de suas frases, profetizou seu destino, dizendo “Se você quer a sensação máxima tem que estar preparado para pagar o preço máximo”.




Mark, que era acostumado a pegar ondas gigantes e sempre foi polêmico em suas citações, mas não poderia imaginar que iria morrer surfando. Foo morreu afogado, ao cair de uma onda em Mavericks de “apenas” 15 pés, pouco para o big rider. Uma morte irônica para quem já havia encarado ondas monstruosas. Mavericks é tida hoje como uma das ondas mais perigosas do mundo.

Memorial em Mavericks para homenagear Foo.
Deborah Farah

Se existe alguém que abriu as portas do surf feminino no Brasil, essa foi Deborah Farah. Deborah era casca grossa, surfando big waves no Havaí e sendo pioneira no esporte em nosso país. Mas uma sexta feira de 2001 marcou o fim dessa guerreira.

Deborah Farah, eterna musa do surf brasileiro.

Deborah estava em Maresias surfando ondas de um metro, quando um tombo resultou num afogamento. O amigo Felipe Braun avistou a cena e foi correndo socorrer. Ele conta que a praia estava sem salva vidas e que a ambulância demorou a chegar. Infelizmente Deborah, de apenas 27 anos e campeã brasileira de 1997, nos deixou, mas o seu carisma e a sua importância nunca foram esquecidos, continuam repercutindo em toda costa brasileira.

Eddie Aikau

A lenda do surf Eddie Aikau.

Esta lista não estaria completa sem a presença da maior lenda do surf havaino: Eddie Aikau. Conhecido por sua extrema coragem e solidariedade, Eddie é aquele personagem que poderia ter vivido muito mais. Conhecia Waimea como poucos e trabalhou muitos anos como salva vidas em North Shore, salvando centenas de pessoas sem receber algum reconhecimento. Era também um exímio surfista, ganhando inclusive o Duke Classic, maior campeonato da época.

O surf era a maior paixão de Aikau.

Durante uma embarcação turística o pior aconteceu: o barco virou com o excesso de peso. Coube a Eddie o ato de heroísmo de ir sozinho até a ilha de Molokai atrás de ajuda. Infelizmente esta foi a última viagem do havaiano, que se tornou lenda após este ato. Hoje é homenageado em muitas ocasiões, inclusive pela Quiksilver.

Confira o vídeo do último Quiksilver In Memory of Eddie Aikau:




Muitos outros acabaram partindo na mesma situação. Recentemente , em 2011, Sion Milosky acabou morrendo também em Mavericks. Logicamente o debate sobre a segurança foi pauta de muitos especialistas, afinal não foi a primeira e tão pouco será a última vez que alguém morre na perigosa praia daCalifórnia.

Estas três lendas nunca serão esquecidas por sua bravura, coragem e principalmente pelo seu amor pelo surf. Pode apostar que estão lá em cima surfando outas ondas maravilhosas e iluminando todos aqui.Fiquem em paz!

FONTE: CENA SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...