domingo, 4 de maio de 2014

Roma é goleada pelo lanterna Catania, e Juventus é tricampeã italiana

Roma é goleada pelo lanterna e 'dá' título à Juventus

A Juventus não precisou nem entrar em campo para assegurar o título do Campeonato Italiano na 36ª rodada, a antepenúltima da competição. Neste domingo, a Roma precisava vencer o lanterna Catania no Estádio Angelo Massimino para continuar sonhando com o título, mas perdeu por 4 a 1. Os argentinos Izco, duas vezes, Bergessio e Barrientos marcaram para os mandantes. Totti descontou.
Com o resultado, a Roma estaciona nos 85 pontos e não tem como mais tirar a diferença de oito pontos para a líder, já que possui apenas mais dois jogos. Dessa forma, a equipe de Turim entrará em campo na segunda-feira diante da Atalanta, em casa, apenas para fazer a festa.

A conquista é a 30ª da Juve na Série A, ampliando ainda mais a soberania do clube. Seus principais perseguidores são o Milan e a Inter de Milão com 18 taças cada. Além disso, a equipe de Turim chega ao seu terceiro troféu consecutivo e tem a maior hegemonia em quase 80 anos - foi penta entre 1931 e 35.

Agora, a polêmica das estrelas chega ao fim. Como a cada dez conquistas do Nacional permite a um clube usar uma estrela na camisa, a Juventus passou a utilizar três há dois anos, pois ignorava os dois títulos cassados em 2004 e 2005 por conta do escândalo de manipulação de resultados.

Para comemorar o título neste domingo, o time bianconero contou com o brilho de três dos oito argentinos do Catania que foram titulares: Izco, Bergessio e Barrientos. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Izco recebeu passe de calcanhar de Leto na área após bela jogada coletiva e concluiu para o fundo do alvo.

Oito minutos depois, outro belo gol sairia. Bergessio cruzou de três dedos da esquerda, e Izco mandou à rede, marcando seu segundo gol. Ainda antes do intervalo, Totti descontou depois de receber passe de cabeça de Florenzi na área e chutar forte para a meta aos 37.

Porém, na volta para a etapa final, Bergessio acabou com qualquer esperança de reação dos visitantes ao aproveitar rebote em defesa de De Sanctis e anotar o terceiro do time da Sicília aos 11 minutos. A vitória virou goleada aos 33 minutos, quando Barrientos acertou belo chute de fora da área no canto esquerdo.

Se o revés custou o sonho do título à Roma, para o Catania, o triunfo deu uma sobrevida em busca da manutenção na primeira divisão. A equipe chegou a 26 pontos, deixou a lanterna ao Livorno - que perdeu por 5 a 3 para a Udinese -, e está a três pontos do Bologna, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Pela próxima rodada do Campeonato Italiano, a Roma, que vinha de nove vitórias consecutivas, tentará se recuperar e carimbar a faixa da Juventus no domingo, às 15h45 (de Brasília) no Estádio Olímpico da capital. No mesmo dia, o Catania terá duelo decisivo na briga contra a queda diante do Bologna, fora de casa, às 10h.

Veja os resultados deste domingo do Campeonato Italiano:

Genoa 0 x 0 Bologna
Udinese 5 x 3 Livorno
Catania 4 x 1 Roma
Parma 2 x 0 Sampdoria
Chievo 0 x 1 Torino

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...