sábado, 24 de maio de 2014

La Décima x maior da história: Real e Atlético fazem 1ª final da Champions entre vizinhos

La Décima x maior da história na 1ª final entre vizinhos

De um lado, o Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo, colecionador de títulos e que persegue a mesma ambição há 12 anos. Do outro, o Atlético de Madri, um time que desfruta - talvez - sua melhor temporada na história e que busca mostrar novamente que, para ser campeão, não precisa ser gigante ou o mais rico. Vivendo realidades distintas, as duas equipes definirão, no Estádio da Luz, em Lisboa, qual é o clube da capital espanhola dominará a Europa em 2013-14.

A ESPN Brasil, o WatchESPN e a Rádio ESPN abrem a transmissão da final da Uefa Champions League, entre Real Madrid e Atlético de Madri, às 14h do próximo sábado. A bola rola às 15h45, e o ESPN.com.bracompanha o duelo em tempo real, com narração lance a lance, vídeos e fotos.

Para efeito comparativo quanto ao poderio de cada um, segundo o estudo Money Football League da consultoria Deloitte, o Real foi o clube que mais faturou em 2012-13: 518,9 milhões de euros, contra 120 milhões do Atlético, apenas o 20º na lista.

Se o tamanho da diferença em relação à história e à realidade das duas equipes já é uma garantia de emoção para a final da competição, há também ainda um feito inédito que deixa o jogo ainda mais atrativo. Pela primeira vez, a Champions será decidida por clubes da mesma cidade.

Além disso, a final será a quinta entre clubes do mesmo país, a segunda envolvendo espanhóis. Na anterior, que foi justamente a primeira decisão entre times conterrâneos no torneio, o Real Madrid se deu bem ao atropelar o Valencia por 3 a 0.

Agora, o time merengue tentará repetir o ‘pioneirismo' para chegar à sonhada La Décima, nome como ficou conhecida a sua deseja décima taça da competição europeia. O clube já foi campeão entre 1956 e 1960, 1966, 1998, 2000 e 2002 e tenta abrir três troféus de diferença para o Milan, que é o segundo maior vencedor.

Do outro lado, o Atlético vive situação oposta. Afinal, a equipe comandada por Diego Simeone vai em busca de sua primeira taça da Champions, o que a faria se tornar o terceiro de seu país com o rótulo de campeão europeu. De quebra, os Colchoneros viveriam sua melhor temporada da história, pois já venceram o Espanhol - pela primeira vez desde 1996 - e assegurariam um doblete inédito.

Para chegarem à decisão, os dois times mostraram uma aplicação defensiva impecável e um estilo de jogo incansável. Até por isso, ambos vão ao jogo em Lisboa com desfalques significativos.

Pelo Real, o zagueiro Pepe, um dos destaques da temporada, se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda e deve começar no banco. O lateral direito Arbeloa, que está até fora do Copa do Mundo por problema no joelho direito, também está fora. Benzema até assustou com um problema na virilha esquerda, mas não deve ser desfalque. Por fim, Xabi Alonso, suspenso, também não poderá ser escalado pelo técnico Carlo Ancelotti.

Dessa forma, Varane, que foi titular em boa parte da última temporada, mas perdeu espaço na atual, deve entrar na vaga de Pepe para formar dupla de zaga com Sergio Ramos. Carvajal, que já está substituindo Arbeloa, será mantido. Illarramendi é o provável nome a entrar no posto de Xabi Alonso.

Do outro lado do campo, o Atlético, possivelmente, irá ao gramado sem dois de seus principais atletas. Diego Costa sofreu lesão muscular de nível 1 no bíceps femural da perna direita na final contra o Barcelona, no último sábado. O atacante até foi à Sérvia para fazer um tratamento com placenta de égua para conseguir uma recuperação improvável, mas segue como dúvida.

Já Arda Turan, que sofreu uma pancada no quadril e também se lesionou diante do Barça, é outro que não está confirmado para o duelo.


FICHA TÉCNICA
REAL MADRID x ATLÉTICO DE MADRI

Local: Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal)
Data: 24 de maio de 2014, sábado
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Assistentes adicionais: Pol van Boekel e Richard Liesveld (ambos da Holanda)

REAL MADRID: Casillas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Illarramendi, Modric e Di María; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo
Técnico: Carlo Ancelotti

ATLÉTICO DE MADRI: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luís; Gabi e Tiago; Raúl García, Adrián López (Arda Turan) e Koke; David Villa (Diego Costa)
Técnico: Diego Simeone

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...