sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ensinamentos do surfista Renato "Vô" dão resultados


O surfista de apenas 9 anos, competidor na categoria Petit, está dando trabalho para muitos outros atletas nas competições e o pódio está se tornando rotina em sua vida.

Roberto Alves é natural de Santos-SP e o atual líder na categoria Petit do Circuito Santista de Surf. Recentemente ficou com a 3ª colocação na 3ª etapa do Circuito Little Monster, que estreou na Bahia.

No entanto, atrás de um grande surfista sempre existe um grande incentivador. E, a história de Roberto Alves não é diferente. O promissor atleta, que adora ondas grandes, recebe os ensinamentos do ex-surfista profissional Renato de Souza, mais conhecido como "Vô", que tem faro para novos talentos.

"Quando vi o Robertinho surfando logo percebi que o menino tem tino para o assunto. Ele é ousado e não tem medo das ondas grandes, além disso é muito disciplinado", explica Renato, que usa as praias de Cibratel e dos Pescadores, em Itanhaém, e o Guarujá, ambas no Litoral Sul de São Paulo, para treinar o garoto de duas a três vezes por semana.

Roberto Alves em ação. Foto: divulgação.

Roberto Alves em ação. Foto: divulgação.

De acordo com Renato, são três horas de exercícios e técnicas de manobras. Dentro d'água a preparação está em como escolher as melhores ondas em apenas 15 minutos de bateria. "Tento passar pra ele toda pressão que um surfista sofre durante a bateria. Assim quando ele chegar em qualquer campeonato já saberá que o autocontrole é primordial", conclui.

O pai de Robertinho, Frederico Costa Pessoa, relata que o seu filho apesar da pouca idade sempre foi muito focado, e desde muito cedo tem o espírito competitivo em tudo. "Ele é fascinado na competição e muito disciplinado em dias de treinos. Acredito que esta é a combinação perfeita que resulta na quantidade de pódio que já acumula, apesar da pouca idade", explica.

Frederico também atribui os resultados que o filho vem alcançando ao trabalho que o Renato Vô desenvolve com ele. "O Vô como técnico tem sido uma benção. Ele é muito paciente com o Roberto e tem dado muitos toques em como se posicionar nos melhores lugares e na correção das manobras. O Renato é um instrumento de aperfeiçoamento na vida do Robertinho, sem contar que o Roberto confia muito nele".

"A maior influência do Vô para mim é a confiança que ele me passa. Além de me ensinar de maneira que eu consiga evoluir cada dia mais", conclui Roberto Alves.


Roberto Alves no pódio da Sub 10 do Little Monster. Foto: divulgação.

Com apenas um ano de surf e já dono de fortes cutbaks e batidas precisas, Roberto acumula o 6º lugar no ranking Paulista de Surf na sua categoria. Na 3ª etapa do Sava Surf foi vice-campeão na categoria Petit e ficou com a 4ª posição na estreante.

É o primeiro colocado no Santista Petit; e conquistou a 5ª posição na 1ª etapa do Paulista Surf Attack, e 7º na 2ª etapa. Na 3ª etapa alcançou o 7º lugar na categoria Sub 10 do Paulista Surf Attack e voltou da Bahia recentemente com a 3ª colocação no Circuito Little Monster.

O técnico Renato Vô, que recentemente recebeu o apoio na marca Pena, também tem uma bagagem grande. Em seu currículo os títulos de campeão do Itanhaense Junior 99, 7º colocado no Surf School Brasileiro, 7º colocado no Paulista Open, vice-campeão no Festival Litoral Sul, 7º colocado no Circuito Austrália Down South e 3º colocado no Profissional Vicentino 2012. Renato de Souza tem um estilo único, onde dispensa muita força nas manobras.


Renato Vô entende muito de surf. Foto: divulgação.

A próxima participação do jovem Roberto Alves será na 3ª etapa do Surf Attack, marcada para São Sebastião, dias 25 e 26 de outubro, e a final em Ubatuba, nos dias 15 e 16 de novembro.

FONTE: Charles Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...