domingo, 5 de julho de 2015

Como congelar alimentos


Com a vida agitada sobra pouco tempo para cuidar da alimentação, congelar refeições prontas é a saída. Assim você poderá esquentar uma refeição caseira e nutritiva usando o fogão ou o forno micro-ondas, em casa ou no trabalho, na quantidade certa da sua dieta. Você precisa reservar apenas um dia da semana para cozinhar certa quantidade de alimentos, dividi-los nas porções certas, para cada refeição do dia, durante certo tempo. Mas será que você sabe como congelar os alimentos?

Algumas dicas antes de ensinar como congelar os alimentos.

1) A mais importante de todas: NUNCA re-congelar um alimento/prato descongelado.
2) Separe em porções individuais ou suficientes para a refeição familiar. Para não ter erro, desperdício ou risco dos alimentos perderem suas propriedades, comece fazendo com o prazo de 1 semana. Com experiência poderá fazer em maior quantidade e por maior tempo de congelamento.
3) Utilize potes de tamanhos diferentes ou sacos plásticos bem fechados. No caso dos potes, encha-os até a beira com o alimento. Evite deixar espaço, este que terá acúmulo de ar, o que não é bom para a conservação do alimento. Para os sacos plásticos retire todo o ar e prenda com arames revestidos de plástico ou clipes que evitam a entrada e saída de ar.
4) Os alimentos que serão congelados devem estar em consistência firme, isso quer dizer: al dente.
5) Importante também não estarem muito temperados, principalmente ter cuidado com o sal, pois o congelamento faz com que o sabor dos temperos fiquem mais apurados.
6) Como falei em outro post, mesmo congelados, os alimentos continuam tendo validade, então coloque etiquetas em seus pratos congelados com a data em que foram feitos, a suposta data de validade e para não descongelar o prato errado, também adicione os alimentos que estão naquele recipiente.
7) Evite congelar: maionese, saladas cruas, gelatinas, claras em neve ou cozidas, ovos cozidos, pudins e creme de leite. Alguns alimentos perdem sua textura: macarrão sem molho, pepino, tomate, batata, iogurte, banana, alface (folhas), entre outros.
8) Manter a temperatura do freezer baixa é muito importante para preservação dos alimentos, pois cada um possui uma temperatura de conservação. Confira os padrões:
Molhos: até 6°C
Embutidos e laticínios – até 4°C
Hortifruti cru – 8°C
Hortifrútis cozidos – 4°C
Carne e frango – até 4°C
Peixes – até 2°C
Como congelar:

➸ Legumes e vegetais:

Foto: Divulgação/Cozinha da Ceci

Você já tentou congelar legumes e eles ficaram esbranquiçados? Para evitar isto faça o processo: em um recipiente tenha água fervente e em outro água gelada. Mergulhe os legumes e os vegetais rapidamente na água quente. Após isso mergulhe eles no recipiente com água gelada. O ideal é colocar os legumes porcionados em saquinhos. Retire todo ar imergindo parte do saco plástico em água e feche. Para usar é só aquecer. Os vegetais cozinhados podem ficar até 90 dias no freezer. É opcional guardar temperado ou sem tempero.

➸ Frutas


Imagem: Divulgação

Retire a casca, quando duras, grossas ou não comestíveis, o caroço, se tiver, e porcione na quantidade que vai usar. Para descongelar deixe fora da geladeira, em temperatura ambiente, ainda embaladas. As frutas podem perder sua textura, então melhor usá-las para fazer preparações do que comer ao natural. Dica da nutri: se for para usar em um suco, pode tirar do congelador direto para o liquidificador. Bom congelar a fruta fatiada/picada para facilitar na hora de liquidificar, cozinhar, fazer bolos, tortas, cremes, etc.

➸ Carnes



Foto: Divulgação

Curiosidade: carnes preparadas congeladas duram mais que carnes cruas congeladas. Isso acontece porque a carne preparada já passou pelo processo de cozimento que usa altas temperaturas, estas que eliminam bactérias que poderiam estar presentes. Assim, congelando-as, estarão limpas e a baixa temperatura não permite nova proliferação de bactérias. Então não tenha medo de congelar a carnes preparadas, será seguro, estas possuem em média o prazo de até 6 meses para serem consumidas, quanto as cruas possuem o prazo de até 3 meses. Mas lembre-se de não passar do ponto, pois poderão ficar borrachudas e não exagerar no tempero, pois pode ficar apurado demais. Para descongelar as carnes cruas retire 1 dia antes do congelador e deixe na geladeira. Quando preparada é só levar ao forno ou ao micro-ondas.

➸ Produtos de padaria


Foto: Divulgaçào

O ato de congelar pão é a solução para quem mora só e não consegue comer 1 pacote inteiro durante a semana, pois os fungos que crescem no pão com o passar do tempo não conseguem se reproduzir em baixas temperaturas. Coxinhas, tortas, pão de queijo, etc, podem ser congelados também. A dica para estes alimentos é retirar do congelador direto para o forno, pois se descongelarem antes do processo de aquecimento podem ter concentrado água, durante o congelamento, assim ficando murchos.

➸ Pratos prontos:


foto: divulgação

Ao preparar lembre-se: Não cozinhe demais, pois os alimentos serão aquecidos novamente, então podem ficar moles ou borrachudos. Não tempere demais, pois com o congelamento o tempero tende a apurar. Coloque-os em uma embalagem adequada, na quantidade a ser consumida, pois não é recomendado ‘recongelar’. Espere a comida esfriar para guardá-la no freezer. Se colocar direto no freezer pode elevar a temperatura estragando outros alimentos lá congelados.

Aproveitem as dicas de como congelar os alimentos para montar o cardápio da semana e não sair da dieta! Uma alimentação saudável precisa ter planejamento!

FONTE: missfit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...