segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GET UP, STAND UP: CURTINDO O VERÃO NA REMADA

Get Up, Stand Up: Curtindo o verão na remada

A chegada do verão é o momento do ano em que mais podemos aproveitar o calor do sol, a praia e o mar para se divertir com a família. Não é de hoje que esportes a remo fazem parte da vida recreativa de quem aprecia o mar, afinal já se faziam travessias de canoa (em grupo ou individualmente) muito antes de nascerem pranchas de surf, bodyboard e demais vertentes. A evolução dessas modalidades nos trouxe até a versão moderna: o stand up paddle (SUP’s), modalidade que tem conquistado o interesse das pessoas e dominou rapidamente não só os 7 mares, mas rios, lagos, represas e até piscinas.

Em tempos em que as pessoas procuram exercícios de contato com a natureza, as grandes pranchas de remada vieram pra ficar. Isso não é uma questão de moda, mas de prazer. As pessoas praticam porque buscam a sensação de liberdade na experiência de andar sobre as águas, antes reservada apenas para os surfistas e,agora, democratizada à todos.

O SUP trouxe essa magia para que qualquer pessoa interessada possa praticar sem medo. Se você curtiu a ideia e quiser aprender como se faz, aproveite a clínica gratuita de SUP com o monstro big rider Carlos Burle que rolou durante o próximo fim de semana (25, 26 e 27 de janeiro) na tenda de Cup Noodles, na Arena Mix em Maresias.

go-surf-blog-get-up-stand-up-paddle-002

TIPOS DE SUP:
Existem diversos tipos de Stand Up Paddle, cada um focado em uma determinada modalidade de esporte ou nível de experiência. Confira abaixo a relação de pranchas:

Soft: Feita com material bem macio e que proporciona impactos mais leves que os demais modelos, esse tipo de prancha é considerado o modelo oficial das escolas de surf, ideal para iniciantes no esporte antes partir para os outros modelos mais específicos.

Cruiser: Predominando o conforto, esse tipo de prancha é projetada para travessias e longas remadas, podendo ser uma das maiores em tamanho e variando seu fundo e outlines de acordo com o local para o qual é destinada: para rios e lagos predomina o fundo reto e, para mar, o ideal é que o fundo seja mais curvo.

Híbrida: É a prancha mais famosa e comum entre os iniciantes do esporte. Faz jus ao nome por ser bem versátil, é possível aprender a remar, surfar e até arriscar algumas das outras variações do esporte, como travessia e pesca.

Wave: Desenvolvida especialmente para a prática do surf, essa prancha tende a ser menor, mais estreita e com maior curvatura do fundo para que a prancha responda bem durante as manobras.

Race: Existem três tipos de Race’s, ambas estreitas para proporcionar velocidade, geralmente usadas em regatas. Suas características comuns são: comprimento, velocidade e projeção maiores que os demais tipos de SUP.

Plástico Rotomoldado: Tipo de prancha para recreação voltada para iniciantes. Possui grande resistência a impactos, o que funciona muito bem em corredeiras e rios.

Fishing: Mais comum nos Estados Unidos, este tipo de prancha vem fazendo sucesso entre os amantes da pesca. Além de possuir diversos encaixes para a vara de pescar, sua estrutura proporciona grande flutuação e estabilidade, fazendo com que o passeio possa ser muito bem aproveitado enquanto nada.

Infláveis: As pranchas infláveis ainda são novidade no ramo. Ainda que seu desempenho não seja tão bom quanto modelos específicos, a facilidade de transporte é um grande diferencial, já que estas pranchas quando desinfladas costumam ficar do tamanho de uma mochila.

Ecológicos: Visando minimizar o impacto do uso da resina e outros materiais na construção de pranchas, alguns artesãos e amantes do meio ambiente encontraram uma maneira ecológica de construir suas próprias pranchas de Stand Up utilizando garrafas pet, vigas de bambu e outros materiais ecológicos para não agredir o meio ambiente.

CONEXÃO COM A NATUREZA:

Independente do tipo de prancha, do seu material ou do remo, o mais importante é aproveitar o verão para relaxar, curtir a família, se exercitar e se divertir. Todo esporte exige prática e persistência para evoluir, mas a sensação de liberdade ao deslizar sobre a água nos faz sorrir e valer cada tombo. Curta o verão, com muito protetor solar, responsabilidade nas estradas e dentro do mar, rio, lago, piscina ou aonde você estiver remando.
FONTE: GOOGLE

Um comentário:

  1. Passando para visitar o blog
    Gostei do post.
    Espero vc no meu blog http://paposeriodemulher.blogspot.com
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...