quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jamie Sterling vence o Nelscott Reef Big Wave Classic


No último sábado (02), Lincoln City, nos Estados Unidos, recebeu o Nelscott Reef Big Wave Classic, campeonato de ondas grandes que acontece desde 2005 e é a terceira etapa da atual temporada do Big Wave World Tour (BWWT).

O havaiano Jamie Sterling foi o grande destaque, sagrando-se campeão do evento.


No ano passado, pela primeira vez em sete anos, o Nelscott Reff não foi realizado devido a falta de swell. Mas a compensação veio em 2013.

"O Nelscott Reef Big Wave Classic voltou em grande estilo para tornar o número oito o número da sorte", afirmou John Forse, diretor do evento.

A primeira bateria entrou na água por volta das 11h (horário local), com ondas na casa dos 25-30 pés, tempo limpo e boas condições de vento. Os organizadores do evento classificaram as condições como "glassy conditions".

Mesmo com o frio intenso de Lincoln City, que fica no estado de Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, ao norte da Califórnia, os big riders conseguiram desempenhar belos drops e correr paredões de água que quebravam em dois picos diferentes devido à formação geográfica da bancada.


Nas semifinais o mar subiu um pouco mais, mas foi durante a final que as ondas atingiram o maior tamanho e se tornaram ainda mais críticas. E foi aí que o havaiano Jamie Sterling mais se destacou, ao conseguir duas notas 9,00 e um 8,50, somando 26,50 de 30 pontos possíveis e abocanhando o caneco.

"Estou amarradão por ter vencido. Eu amo esta onda! É por isso que estou aqui. Surfar contra surfistas de alto nível em uma onda de alto nível é apenas a cereja no bolo", disse Jamie após a vitória na final, que como já é de praxe em campeonatos de onda grande, é realizada com seis surfistas.



O californiano Greg Long, que sofreu acidente no final de 2012 que quase lhe custou a vida surfando em Cortes Bank (leia matéria na íntegra), foi o vice-campeão do Nelscott Reef. Este é o segunda vez seguida que Long bate na trave em uma etapa do BWWT, já que também foi vice-campeão no Mavericks Invitational (leia matéria).

Apesar dos brasileiros Felipe "Gordo" Cesarano e Marcos Monteiro terem sido eliminados nas quartas-de-final, primeiro round da competição, um outro sulamericano fez bonito no Oregon. Gabriel Villaran, consagrado big rider peruano, ficou com o terceiro lugar do Nelscott Reef.


Também se destacaram na competição o californiano Aaron Ungerleider, que ficou com a quarta colocação, o português João De Macedo, quinto, e o australiano Ben Wilkinson, sexto.

Resultado final do Nescott Reef Big Wave Classic:

1 - Jamie Sterling (HAW)
2 - Greg Long (EUA)
3 - Gabriel Villaran (PER)
4 - Aaron Ungerleider (EUA)
5 - João De Macedo (POR)
6 - Ben Wilkinson (AUS)

O ranking atualizado do BWWT, levando em conta os resultados do Nelscott Reef, ainda não foi divulgado, entretanto a liderança não deve mudar. 



Na verdade, Greg Long deve aumentar ainda mais sua vantagem na ponta da tabela. O brasileiro Carlos Burle, que não participou desta etapa, deve perder a segunda posição e Jamie Sterling, atual 14ª, deve subir várias posições.

A próxima etapa do BWWT ainda não tem data nem local definidos, porém deve acontecer na América do Sul, provavelmente no Peru ou Chile.
FONTE: Almasurf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...