quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cabelo de diva como no salão: aprenda a cuidar dos fios em casa

cabelos


Liso escorrido

À primeira vista, esse tipo de fio, que é típico das mulheres orientais — ou das quealisam constantemente —, não apresentaria problema algum. Afinal de contas, ele éextremamente liso, brilhante e cresce mais rápido do que os outros cabelos! Mas, por outro lado, também é muito pesado, o que o deixa sem balanço algum. Para mandar embora esse incômodo, é essencial que seja feito umcorte que favoreça o movimento. Depois, invista em hidratações capilares que garantam fios lisinhos na medida certa. Segundo Letícia Santana, cabeleireira do salão Éclat (RJ), como esse cabelonão tem grandes problemas de falta de hidratação, pode-se apostar em produtos comD-panthenol e ceramidas, que ajudam a manter a água no interior das fibras capilares sem deixar os fios pesados e excessivamente hidratados, o que tira o seu balanço. Além disso, não há a necessidade de aplicar leave-in após a hidratação. Por outro lado, o finalizador é item obrigatório em casos de cabelo alisado por processos químicos.

Fios secos

Eles costumam ser ásperos, sem brilho e com zero de balanço. Provavelmente, passaram por uma série de maus-tratos, seja pelo excesso de químicas, como colorações e alisamentos, pelo uso abusivo da chapinha e secador ou então pela total falta de uso de produtos adequados. Para conseguir recuperar a vitalidade dos fios, você terá de fazer hidratações caseiras semanais. “Se quiser potencializar a ação da máscara, vale enrolar uma toalha umedecida em água quente na cabeça e mantê-la aquecida com o jato do secador de cabelo. Assim, você dilata as fibras capilares e facilita a penetração dos produtos”, explica Letícia Santana.
Natural afro

É sempre muito fininho e delicado. Por ser bemencaracolado, há certa dificuldade da gordura natural do couro cabeludo se espalhar ao longo de todo o fio. Por isso, boa parte das mulheres com cabelo crespo tem as madeixas ressecadas. A hidratação capilar, nesses casos, deve ser feitauma vez por semana. O ideal é comprar produtos que contenham óleo de amêndoa ou de oliva e gérmen de trigo, já que eles conseguem repor a hidratação interna dos fios, ao mesmo tempo em que os deixam maleáveis e mais fáceis de pentear. “Vale lembrar que não é necessário usar o condicionador após o xampu. Pode-se aplicar diretamente a máscara de hidratação logo após a lavagem”, explica Marta Camelo, cabeleireira do Studio de Beleza Sonia Nesi (RJ). “Uma dica essencial para garantir cachinhos perfeitos é lançar mão de um bom leave-in após o enxágue da máscara, pois ele ajuda a modelar os cachos e controlar o frizz”, aconselha a especialista.

Cabelo misto

A raiz é oleosa, mas a extensão dos fios é seca. Geralmente, as mulheres que apresentam esse tipo de cabelo fazem algum procedimento químico, como escova progressiva, relaxamento capilar ou tintura. Após técnicas como essas, é natural o couro cabeludo entender que sofreu uma agressão. Com o intuito de reverter o processo, ele passa aproduzir mais sebo, deixando a raiz oleosa. “Aqui, o importante é fazer uma boa higienização do couro cabeludo antes da hidratação. Por isso, use um xampu de limpeza profunda para eliminar todas as impurezas e não use água muito quente para não estimular mais ainda a produção de óleo. Depois do xampu, aplique a máscara somente no comprimento do cabelo, sem deixar que ela atinja a raiz”, explica Rosiane Pinheiro, cabeleireira do Salão Oh! Theo Beauty & Co (SP). O ideal é hidratar o cabelo a cada 15 dias. Para finalizar o processo, espalhe uma pequena camada de silicone sobre as pontinhas para deixá-las mais macias e sem o aspecto ressecado. Repita sempre que sentir necessidade.

Fios oleosos

Você deve estar pensando: “Meu cabelo tem excesso de óleo, por que vou hidratá-lo, então?”. A resposta está aí mesmo na sua pergunta. Os fios oleosos possuem muito sebo, mas issonão quer dizer que estejam com a quantidade de água suficiente no interior das fibras capilares. A diferença é que o processo de hidratação vai atuar em duas frentes: hidratar e controlar a produção de oleosidade no couro cabeludo. A frequência em que a técnica é realizada também influencia no sucesso do resultado — a cada 45 dias está ótimo! Além disso, não é necessário deixar a máscara de hidratação agindo por muito tempo sobre os fios: 5 a 10 minutos é mais do que suficiente, assim não corre o risco de deixá-los pesados. E claro, é essencial que, durante o intervalo, você faça uso de bons xampus e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo. Lembre-se de espalhar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas e enxaguar bem, a fim de não aumentar a oleosidade.

FONTE: CORPO A CORPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...