domingo, 18 de agosto de 2013

Como Clarear Manchas e Sardas com Soja

pasta de soja

Soja é rica em ácido kójico, um agente quelante que impede a formação de pigmentos e oxidação em tecidos vivos. Ácido kójico é muito usado na indústria cosmética para este fim, assim como outros princípios ativos que inibem a produção e distribuição de melanina, como hidroquinona e arbutin,

Mas a palavra chave é inibir, ou seja, ácido kójico, arbutin e hidroquinona não clareiam em si, mas fazem parte do processo de clareamento. Para clarear manchas é preciso usar ácidos, como ácido glicólico, salicílico, retinoico, láctico, etc que removem as células superficiais da pele e o excesso de pigmentação e ainda favorece a penetração dos agentes inibidores.

Em suma, não adianta nada usar ácidos e esfoliações, pois sua pele vai teimar em produzir melanina e as manchas irão persistir. Por isso para clarear é preciso usar ácidos juntamente com um inibidor, como o ácido kójico, por exemplo.

Levando tudo isso em consideração, você pode dar uma de química em casa, algo que adoramos fazer aqui no PB e criar uma mistureba das boas para clarear suas manchas.

Há vários estudos e testes sobre o uso de certas isoflavonas encontradas em pasta fermentada de soja como inibidores da produção de melanina que obtiveram resultados positivos. E você pode comprar essa pasta, mais conhecida como pasta de miso (ou misso) e usá-la para combater manchas.

Eu encontrei um ótimo tutorial que ensina a fazer a pasta miso passo-a-passo, a partir de grãos de arroz e soja.

Como Fazer Pasta Miso – Passo-a-Passo

Eu encontrei a pasta facilmente em lojas que vendem produtos orientais e sei que muitos supermercados em São Paulo a vendem e não acredito ser muito caro.

Como Clarear a Pele como Soja

Primeiro Passo – esfoliação

Você pode esfoliar quimicamente ou fisicamente. A esfoliação química é mais eficaz e segura. Você pode misturar seu próprio esfoliante químico usando aspirinas (ácido salicílico) e leite (ácido láctico).

Esfoliante Químico Caseiro
5 aspirinas (para adultos, sem a camada de proteção, pois elas devem derreter)
2 colheres de chá de leite em pó (de vaca)
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de água destilada ou fervida

Misture tudo, amassando bem as aspirinas e passe na pele limpa fazendo movimentos circulares. Deixe a mistura na pele por cerca de 15 minutos. Lave com água morna em seguida.

Essa máscara esfolia tanto química quanto fisicamente, sem agredir a pele. Eu a uso sempre sem problemas, mesmo quando tenho espinhas ou machucadinhos.

Clareador de Manchas Caseiro

Pasta de Miso! Muito simples!

Você pode usar a pasta diretamente na pele como máscara facial:
dilua uma colher de sopa de miso com meia colher de água, leite de soja, sakê – sakê também é rico em ácido kójico – e deixe-a na pele logo após a esfoliação por 20 minutos


Você pode misturar a pasta de miso (versão diluída) ao seu hidratante (misture meia colher de chá da pasta diluída a uma colher de chá de hidratante) e usar normalmente no rosto.

Você deve guardar a pasta na geladeira. A esfoliação seguida pela máscara de pasta miso pode ser feita 2 vezes por semana. Você deve ver os ofeitos clareadores após 4 semanas. Você pode usar o miso no hidratante diariamente. A pasta de soja também possui efeitos anti-idade.

Sempre faça o teste antes de usar qualquer produto, muitas pessoas são alérgicas a soja, aspirina e leite e esses ingredientes podem causar reações adversas. Faça um teste na nuca ou no antebraço, antes de usar qualquer principio ativo no rosto ou corpo. Clareadores e esfoliantes não são indicados para quem tem peles sensíveis.

FONTE: PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...