quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas para ter uma adega em casa

Dicas para ter uma adega em casa title=

As temperaturas amenas já começaram a ser sentidas, em especial, nas regiões Sul e Sudeste. O friozinho pede atividades acolhedoras, como tomar um bom vinho.

Segundo Marcello Marcassa, diretor comercial da B’Block, de São Paulo (SP), a adega precisa ser instalada em local sem incidência de calor, luminosidade, vibrações e umidade excessiva. Já as dimensões variam conforme a necessidade e a exigência do solicitante do projeto. William Tsuji, responsável pelo marketing do Grupo Art des Caves, da capital paulista, lembra que a estrutura está presente nos locais mais nobres das casas, complementando a decoração. “O revestimento pode ser aço, madeira, aço corten e até mesmo madeira de demolição”, relata.

Temperatura ideal para o vinho

A climatização é planejada conforme a adega, mas é preciso realizar o dimensionamento antes de iniciar a obra. Existem modelos especiais com temperatura adequada para vinhos brancos, tintos e espumantes, porém, se todos ocupam o mesmo espaço, o ideal é manter o termostato em 15oC. Esse é um dos motivos de a iluminação por LED ser a mais indicada, pois não gera calor.

Como guardar vinho?

Marcassa recomenda que as garrafas sejam guardadas individualmente e na horizontal – sem empilhamento –, com inclinação suficiente para a rolha permanecer úmida. O ambiente pode ser complementado com a área de degustação e também é importante prever o local para dispor acessórios, como sacarolha, taça, tábua de frios, decanters etc. “A limpeza deve ser feita apenas com pano umedecido em água, quase seco. Produtos químicos danificam os vinhos”, esclarece Tsuji.

Projeto de decoração com adega


Revista Construir

Os proprietários pediram um espaço acolhedor, que não servisse apenas para armazenar as garrafas, mas para receber amigos em degustação de vinhos e queijos. Atendidos pela dupla de arquitetas Giselle Macedo e Patricia Covolo, da capital paulista, que trabalharam em parceria com José Roberto Damas Cintra, arquiteto, de Campos do Jordão, SP, os clientes ganharam um charmoso espaço de 16 m2 no porão para 700 rótulos. “Não há climatização mecânica. Por estar no subsolo, a temperatura fica entre 14 e 18ºC o ano inteiro. A umidade é mantida baixa pelas câmaras de ar e pela ventilação do exaustor automatizado”, detalha Cintra.

A personalização ficou por conta da marcenaria de madeira de demolição. “Além dos nichos horizontais para garrafas individuais, há colmeias maiores para armazenar caixas de um mesmo produto. A bancada de apoio serve para guardar acessórios e taças, assim os usuários têm tudo que precisam à mão”, descrevem as arquitetas. A mesa em formato de barril com tampo em pedra e os bancos de madeira contribuem para a rusticidade.

No chão, ladrilhos hidráulicos decorados parecem formar um tapete. A iluminação indireta confere aconchego e, devido à curvatura do teto, foram instaladas arandelas na marcenaria.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...