domingo, 9 de março de 2014

Girls Pro Qualifying Series nos dias 20 a 23 de março no Peru


O Peru volta a ser palco de um grande evento internacional da Association of Surfing Professionals, com o Girls Pro Qualifying Series nos dias 20 a 23 de março no balneário de San Bartolo, em Lima.

Em fevereiro, aconteceu o Huanchaco Longboard Pro, com o peruano campeão mundial Piccolo Clemente conquistando seu segundo título no campeonato junto com o primeiro da brasileira Atalanta Batista no Circuito Mundial de Longboard da ASP em Trujillo, no norte do país andino.

Agora é a vez das pranchinhas no evento exclusivo para as meninas que vale como quarta etapa do ASP Womens Qualifying Series 2014, cujo ranking classifica seis surfistas para a elite mundial do WCT.

Um total de quarenta surfistas de treze países já confirmou participação no Girls Pro em San Bartolo. A maioria das inscritas antecipadamente pelo sistema online da ASP South America é dos Estados Unidos, com oito competidoras.

Depois vem o Brasil com sete, Peru com cinco, Japão com quatro, Austrália e Havaí com três atletas cada, França, Espanha e Chile com duas, além da África do Sul, Equador, Porto Rico e Barbados, que terão uma representante defendendo seus países no Peru.

No ano passado, o Girls Pro estreou no calendário mundial da ASP nas ondas de Punta Rocas, em Punta Negra, mais ao sul de San Bartolo, sendo encerrado com uma final peruana vencida por Anali Gomez. A vitória sobre a campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich, valeu o título sul-americano profissional da ASP South America para ela.

Mas este ano, além desta etapa no Peru, está prevista mais uma no Brasil, o Surf Eco Festival em outubro na Bahia. Se for mesmo confirmada, esta prova vai decidir o título sul-americano feminino de 2014.

Perna australiana

Anali Gomez foi uma das cinco surfistas da América do Sul que estiveram na Austrália participando das etapas do ASP 6-Star que abriram a corrida pelas seis vagas para o ASP Womens World Tour de 2015. A melhor colocação da peruana na “perna australiana” foi o 19.o lugar conquistado em Sydney e ela ocupa a 25.a posição no ranking. Também em Sydney a brasileira Silvana Lima foi até as quartas de final e em Newcastle perdeu uma fase antes, ficando em 13.o lugar.

Com os dois resultados, Silvana está na porta de entrada do G-6 do ASP Qualifying Series, dividindo a última posição na lista das indicadas para o WCT com Laura Enever. Como a australiana não vai competir no ASP 4-Star Rip Curl Girls Pro do Peru, ela pode entrar na zona de classificação quando estrear nas ondas de San Bartolo.

A principal concorrente da brasileira na briga por vagas no G-6 é a australiana Georgia Fish, que está uma posição abaixo da cearense no ranking, em 11.o lugar.

Aliás, das seis surfistas que fazem parte deste grupo no momento, apenas a francesa Maud Le Car, quinta colocada no ranking, vem defender sua vaga na capital peruana.

Além de Silvana e Anali, as outras três sul-americanas que competiram na Austrália foram a equatoriana Dominic Barona que ocupa a 29.a posição e as brasileiras Bruna Schmitz em 47.o e Jacqueline Silva, que está em 74.o lugar por ter participado só da prova de Sydney, pois não conseguiu vaga para competir no ASP 6-Star de Newcastle.

Elas também podem melhorar suas colocações no ASP Womens Qualifying Series se conseguirem bons resultados no Girls Pro. No entanto, a concorrência será forte e a promessa é de grandes apresentações das meninas que vêm mostrando um nível técnico impressionante. Algumas já completam até aéreos nas baterias, além de fazerem as mesmas manobras modernas com pressão e velocidade e surfarem bem os tubos também como os homens.

Favorias ao título

Entre as principais candidatas ao título do Girls Pro em San Bartolo, estão as peruanas Anali Gomez e Sofia Mulanovich que fizeram a final do ano passado em Punta Rocas, as brasileiras ex-tops do WCT, Silvana Lima e Jacqueline Silva, a francesa Maud Le Car, a havaiana vice-campeã mundial Pro Junior da ASP, Tatiana Weston-Webb, e a equatoriana Dominic Barona, que já conquistou o título sul-americano da ASP South America nas mesmas ondas de San Bartolo.

Entre as inscritas, chama atenção o número de quatro japonesas que vêm lá do outro lado do mundo para competir no Peru. As mais bem colocadas no ranking do ASP Womens Qualifying Series são Nao Omura em 45.o lugar e Miho Ihara em 49.o, com Reika Noro em 58.o e Momoko Miyasaka em 62.o completando o time do Japão em San Bartolo.

Outro destaque é a quantidade de oito norte-americanas formando o maior pelotão entre as que já confirmaram participação. As mais bem ranqueadas são Quincy Davis que divide a 29.a posição com a equatoriana Dominic Barona e Frankie Harrer em 34.o lugar.

O Girls Pro será transmitido ao vivo.

FONTE> João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...