quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Argentina segura pressão, empata com o Peru em Lima e segue líder das eliminatórias


A Argentina não teve facilidade, mas segurou a pressão e empatou com o Peru, por 1 a 1, no estádio Nacional, em Lima. Os donos da casa chegaram a perder um pênalti, mas Zambrano abriu o placar ainda no primeiro tempo, e Higuaín empatou após o intervalo.
Apesar do tropeço, a seleção argentina segue na liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, agora com 14 pontos, após sete jogos disputados. A classificação está bastante embolada. Em segundo lugar aparece a Colômbia, com 13 pontos e dois gols de saldo, seguida do Equador, que também tem 13 pontos, mas um gol de saldo. O Uruguai está na quarta posição, com 12 pontos e quatro gols de saldo, e fecha o grupo dos quatro times que hoje estariam classificados para o Mundial do Brasil. O Uruguai é o quinto colocado, com 12 pontos e menos um de saldo, e iria para a repescagem. Na sequência, aparecem Venezuela (11 pontos), Peru (7 pontos), Bolívia (4 pontos) e Paraguai (4 pontos).

No duelo desta terça em Lima, o argentino Lionel Messi não repetiu a atuação que teve contra o Paraguai, na última rodada e se manteve apagado em campo. Assim como na última partida da equipe de Alejandro Sabella, o palmeirense Hernán Barcos permaneceu no banco de reservas e não teve a oportunidade de mostrar o seu valor com a camisa da seleção principal.

As próximas partidas das duas seleções serão realizadas apenas no dia 12 do próximo mês: os hermanos pegam o Uruguai, enquanto os peruanos estarão diante da Bolívia.

O Jogo - O Peru adotou uma surpreendente postura ofensiva assim que o juiz autorizou o pontapé inicial e conseguiu um pênalti no primeiro minuto do confronto. Lobatón cobrou falta rápida para Farfán e Di Maria chegou estabanado no lance para cometer a infração dentro da área. Na cobrança, entretanto, o goleiro Sergio Romero voou na bola e espalmou o chute de Pizarro para longe.

A chance desperdiçada pelo atacante peruano não diminuiu o ímpeto dos donos da casa e manteve a equipe no seu campo ofensivo. Após insistir nos passes rápidos para confundir a contestada zaga argentina, a equipe local conseguiu o gol, aos 21 minutos. Zabrado apareceu sozinho na área e desviou com tranquilidade para superar Sergio Ramos desta vez.

A desvantagem no marcador mobilizou a Argentina no meio-campo, mas as investidas para o ataque continuavam tímidas perante a defesa peruana. A chance de igualar o placar veio graças à qualidade individual dos nomes com características ofensivas da equipe. Em uma jogada de três toques de primeira, Fernández lançou para Lavezzi, que ajeitou para Higuaín anotar um belo gol para o time comandado por Alejandro Sabella.

Os hermanos ainda tiveram uma oportunidade com Lavezzi antes do fim do primeiro tempo. Aos 45 minutos, o atacante do PSG arriscou o tiro e mandou à esquerda da meta defendida por Raúl Fernández.

Já na volta do intervalo, o mesmo Lavezzi tomou a bola pela direita e obrigou o goleiro anfitrião a pular no primeiro pau para evitar o segundo dos visitantes.

As chegadas do atacante motivaram o Peru a voltar para o ataque. Em uma rápida jogada organizada aos sete minutos, Romero precisou se esforçar para espalmar o chute de Rodríguez. Em seguida, Carrilho buscou a finalização colocada e acertou a trave do camisa 1 da seleção argentina.

A movimentação esboçada pelos clubes nesta etapa do confronto fez com que a qualidade técnica pudesse crescer e chances esporádicas foram criadas no decorrer do segundo tempo. Em jogadas pelo alto, Fernández assustou a zaga peruana após escanteio cobrado por Messi, aos 19, assim como o peruano Zambrano, que quase anotou o seu segundo gol aos 21.

Em outra tentativa por cima, Pizarro apareceu no meio da zaga adversária e também cabeceou para fora. O lance obrigou Sabella a trocar Lavezzi por Pérez e mudar o esquema tático de seu time. Contudo, a tentativa de tornar o time mais precavido não surtiu efeito. Aos 31, Farfán voltou a ameaçar os argentinos e acertou um chute que passou perto da meta de Romero.

Os peruanos voltariam para o ataque com o corintiano Paolo Guerrero, que entrou ao longo do segundo tempo de jogo. Em seu primeiro lance na partida, o centroavante dominou dentro da área e chutou pela linha de fundo a chance de conquistar os três pontos sobre a equipe do apagado Lionel Messi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...