sábado, 22 de setembro de 2012

É tempo de rosas


A rosa é conhecida como a Rainha das Flores, símbolo do romantismo e dos apaixonados. É um elemento essencial em qualquer jardim. Existem muitas variedades e cores de rosas, com certeza existe uma para o estilo de cada jardim: rosas de caule longo que crescem até dois metros de altura, as clássicas em botão, arbustivas para canteiros e, até mesmo, rosas rasteiras, indicadas para plantação em áreas inclinadas. O início da primavera, que acontece agora em setembro, é indicado como a melhor época para o plantio destas belíssimas flores.

A boa notícia é que plantar e cuidar de rosas agora está mais fácil e prazeroso. A Gardena, empresa para jardinagem e irrigação residencial, dá algumas dicas.

Dicas de como plantar
A melhor época para o plantio das rosas é o início da primavera. Escolha um dia nublado para plantar. O ambiente deve ser bem arejado e ensolarado, de preferência que fique sob leve exposição ao sol na maior parte do tempo. É importante saber também, que o espaço das rosas não deve ter mudanças extremas de temperatura.

As rosas devem ser águadas pelo menos 1 a 2 horas antes de serem plantadas, mas nunca mais de 24 horas, pois as raízes não podem secar completamente. Depois de comprar a roseira, não deixe as raízes secarem completamente, faça logo o plantio. O buraco deve ser suficientemente largo e fundo para que as raízes tenham bastante espaço.

Use um rastelo para deixar a terra soltinha e, ainda antes de começar a plantar, corte um pouco as raízes das rosas - elimine completamente as partes que estiverem danificadas, novas raízes se formarão rapidamente. Retire ainda os ramos e brotos frágeis e deixe o ramo principal com 3 a 4 brotos ou, no caso das roseiras arbustivas, 2 a 3 brotos.

Coloque, em seguida, a rosa no buraco para plantio, garantindo que o ponto do exerto seja aproximadamente de 4 a 5 cm abaixo da superfície. Solte ligeiramente as raízes e espalhe-as no buraco. Misture a terra que foi escavada com cerca de 30% de composto de esterco antes de colocá-la de volta no buraco.

Se a terra do seu jardim for pesada, acrescente areia grossa ou cascalho. Segure a rosa na posição reta ao encher o buraco e faça pequenos movimentos para que a terra se espalhe por entre as raízes. Por último, deixe a terra firme e regue bem a roseira.

Quem mora em regiões frias, pode esperar o solo secar e empilhar mais um pouco de terra, até 20 cm de altura, para proteger a roseira contra geada. Lembre-se de regar bem sua roseira nas estações mais secas para poder ter uma paisagem mais florida por mais tempo.

No momento de comprar as rosas, verifique a qualidade da flor, checando, por exemplo, se os brotos estão fortes e as raízes bem ramificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...