segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ordem na Casa!


Quando surge a necessidade de anotar um número de telefone enquanto você fala com alguém no aparelho você tem uma caneta por perto?
Se você precisar que alguma amiga passe na sua casa por você para pegar aquele livro que você esqueceu ela vai encontrar? Essas perguntas servem apenas para você saber se sua casa está organizada.
Se você precisa de ajuda para colocar cada coisa em seu lugar e mantê-las assim, aí vão algumas dicas:
Onde e como guardar a papelada?
  • Tente usar um arquivo com divisões para meses e anos. Você pode usar um fichário ou colecionador escolar e comprar as divisórias de acordo com sua necessidade. Etiquete as divisórias por categorias por exemplo carnês de crediários, contas da casa, cartões de créditos. Esse habito facilita muito na hora de declarar o imposto de renda e de analisar as contas da casa.
  • No caso de documentos importantes, certidões, contratos etc o aconselhavel é ter uma pasta só para eles onde eles fiquem separados por plásticos para evitar acidentes ou mesmo o estrago feito pelo tempo.
  • Quando receber a correspondência, jogue direto no lixo aquilo que não é do seu interesse, propagandas e folhetos que não servem pra nada não devem nem entrar em casa, assim você evita montes de papel inútil deixando sua casa feia e bagunçada.
  • Marque uma data para destruir papéis que perderam a validade ou o prazo indicado para mantê-los, aproveite para reciclar jornais e revistas antigos, assim você limpa e organiza sua casa e não prejudica o meio ambiente descartando papeis em lugares inadequados.
Cozinha OrganizadaComo desentulhar e manter limpa a cozinha?
Normalmente a cozinha fica sobrecarregada de itens que são pouco usados, quanto mais vazia a área mais fácil de mantê-la limpa e encontrar os utensílios que você realmente precisa.
Para tornar sua cozinha mais funcional livre-se de:
  • Aparelhos que você não usa
  • Utensílhos em dobro
  • Enfeites que acumulam muita poeira
Separe o que você usa menos, e o que usa mais distribuindo o que interessa no seu armário ou prateleira de forma que as coisas de uso diário fiquem mais próximas, ao alcançe dos seus braços. E o que você usa menos mais pro alto do armário ou em uma caixa.
Pergunte-se sempre se você precisa de tudo isso e doe o que está sem uso a algum tempo.
Mantenha seus utensílios, aparelhos e mantimentos limpos e abrigados da poeira e luz direta.
Faça uma vez por mês um limpeza geral na cozinha, além de limpar e varrer como de costume, lave as panelas, talheres, tigelas e enxugue-as bem, limpe o local onde guarda os mantimentos e seque-o, deixe arejar por algum tempo se for um armário fechado. Se você possuir eletrodomésticos como torradeira, batedeiras e liquidificador aproveite esse dia para limpa-los mais profundamente. Dessa forma sua cozinha ficará livre de entulho e limpa!
Como Organizar o Guarda Roupa?
Existem várias formas de organizar um guarda roupa, por cor, por estação do ano, mas a minha forma preferida é a organização por necessidade.
Guarda RoupaO Geral:
Primeiro você deve se livrar do que você não usa há mais de um ano, doe para os mais necessitados, venda em um brechó ou vá a um mercado de trocas. Feito isso esvazie o guarda roupa e separe em pilhas o que você usa constantemente, roupas de festa, roupas de férias, roupas de inverno, roupas que você usa para sair a noite. Agora guarde no armário primeiro as roupas pesadas de inverno, seguidas das de festas, férias, passeio noturno e uso contínuo, assim você tem acesso fácil ao que realmente usa no dia-a-dia.
As peças pequenas:
Para organizar uma gaveta de peças íntimas use o mesmo raciocínio, coloque no fundo da gaveta peças mais trabalhadas, especiais e envolva-as em um lenço para protege-las da poeira, deixe a parte da frente para suas calçinhas e soutiens de uso diário. coloque um saché perfumado nessa gaveta.
Gaveta de meias:
Faça bolinhas com seus pares de meia de uso diário, guarde as meias finas em um saquinho de TNT ou de tecido para evitar que puxem fios, o mesmo deve ser feito com meias de lã e linha.
Acessórios:
Tenha uma pequena caixa para acessórios como brincos, pulseiras, relógios e aneis e tambémum cabide com ganchos para pendurar seus colares e lenços.
Sapatos:
Tente guarda-los em suas próprias caixas, caso não tenha espaço suficiente para caixas em seu guarda roupa organize-os em saquinhos de TNT seguindo o raciocínio de necessidade do menos usado para o mais usado, coloque raminhos de capim cidreira no fundo dos saquinhos para os sapatos estarem sempre com um cheiro agradável.
A Limpeza:
Limpe seu armário mensalmente, fique atenta aos possíveis sinais de mofo, traças e outras pragas.
Dicas Gerais Para a Casa:
  • Tenha sempre bloco de papel e caneta ao lado do telefone ou em uma gaveta próxima.
  • Tenha uma caixa de ferramentas em casa, tenha sempre pregos e peças reserva do seus móveis como puxadores de gaveta e da casa como lâmpadas, espelho de interruptor, fusíveis etc.
  • Tenha um lugar específico e fixo para remédios e produtos para emergências, como gaze, pomada etc.
  • Guarde fósforos e velas no mesmo lugar, assim quando acabar a luz você vai caminhar no escuro apenas até um cômodo.
  • Tenha uma caixa de costura.
  • Tenha uma agenda para as coisas da casa, telefones e endereços da companhia de gás, bombeiro, eletricista, arrumadeira, faça sua lista de compras nessa agenda, relate nela os gastos extras com a casa.
  • Guarde produtos de limpeza e outros produtos inflamáveis longe de crianças e do calor.NÃO DEIXE A BAGUNÇA E A SUJEIRA ACUMULAREM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...