quinta-feira, 6 de março de 2014

Designer ilustra princesas em versão plus size

g6

O designer Eduardo Santos, conhecido como Edull, que atualmente trabalha como ilustrador, trouxe uma proposta diferente para os seus desenhos: ilustrar apenas personagens acima do peso. Uma de suas mais recentes ilustraçõesapresentam as princesas Disney em versões plus size. Cinderela, Aurora, Branca de Neve, Bela, Ariel e outras, ganharam curvas e alguns quilos a mais. O trabalho de Edull, vemao encontro com o abaixo assinado criado pela estudante Jewl Moore que pede que a Disney crie uma princesa plus size. A petição pode ser assinada através do site: www.change.org.

Conversamos com Edull para saber um pouco mais sobre esse universo e sobre o trabalho.

Confira:

Quando começou a trabalhar com ilustração?

Sou formado em design desde 2010, e durante três anos (comecei em 2009) trabalhei com criação de padronagens para tecidos, ao mesmo tempo em que tinha como hobbie, o desenho e a pintura. Em 2012, deixei o emprego para me dedicar à minha arte, transformar o hobbie em profissão. A partir daí, venho trabalhando como designer e ilustrador free lancer.


De onde vem a inspiração para trabalhoscom a temática plus size?
A inspiração vem da vida. Tudo eu observo: os fatos do cotidiano, o comportamento das pessoas, a natureza, a moda… As gordinhas estão inseridas em tudo isso. E sempre busco mostrar o que a sociedade finge não enxergar.

As princesas Disney têm um estereótipo magro, que até os dias de hoje é associado à beleza. O que você pensa sobre isso?

A Disney precisa vender os seus filmes. E é bem mais fácil se eles mostram para as pessoas o que elas querem, e o que elas aceitam. É um trabalho comercial baseado nos desejos da própria sociedade. Não devemos considerar toda essa fantasia como sendo realidade.


Nessa semana correu o mundo a notícia de um abaixo assinado para que a Disney criasse uma princesa plus size. De alguma forma isso influenciou no seu trabalho? Ou acredita que irá influenciar daqui para frente?

Eu apoio completamente esse abaixo assinado. Quando queremos algo, devemos descruzar os braços e lutar por isso. E seria muito legal uma princesa gordinha. Mas acho que essa separação, não deveria existir. Por exemplo: “Agora teremos uma princesa plus size!”. Acho que o preconceito vai acabar, quando houver uma princesa gordinha e ninguém se perguntar o porquê de ela ser gordinha. Simplesmente ela será uma princesa Disney. É isso que tento representar em minhas ilustrações, somos todos normais.

Muitas meninas acima do peso se sentem mal com isso, e se acham feias, pois se comparadas com as princesas existem muitas diferenças. Você acredita que seu trabalho pode ajudar essas meninas a se sentirem mais bonitas?

Toda sociedade tem naturalmente uma estrutura, um padrão. Nem todo mundovai conseguir se encaixar nesse padrão. Estar fora do padrão nos torna diferentes e nos dá destaque. Mas isso é bom, ou ruim? Cabe a cada um escolher. Assim como é natural a formação dos padrões, é natural de todo ser humano querer se destacar diante de uma sociedade. Então, se você é “diferente”, não tente mudar a sociedade ou mudar a si mesmo. Use isso a seu favor.

Sim, é muito difícil resistir contra esse peso cultural, mas aos poucos vamos abrindo os olhos e enxergando cada vez mais além.
É muito gratificante receber mensagens de mulheres gordinhas contando que sentem melhor por causa de minhas ilustrações. Até homens que se permitiram enxergar além e ver a beleza das mulheres. O segredo da beleza, para todo mundo, está na felicidade, em se sentir bem. Não tente ser bonito, tente ser feliz.

Por fim, gostaria de saber para quem esses desenhos são feitos. Quem é o público que compra suas obras?

Entre o público, além dos admiradores, estão homens que presenteiam suas esposas, mulheres que encomendam suas caricaturas, lojas que desejam uma mascote plus size, blogs e fan pages do facebook.


FONTE: bigqueensumestilodevida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...