domingo, 9 de março de 2014

No fim, Duda salta 'incríveis' 8,28 m e conquista bicampeonato mundial no salto em distância

No fim, Duda salta 'incríveis' 8,28 m e conquista bicampeonato mundial no salto em distância
  Duda

Mauro Vinícius da Silva, o Duda, pulou `incríveis` 8,28m neste sábado, igualou a melhor marca que já conseguiu na vida e conquistou a medalha de ouro do salto em distância do Mundial indoor de atletismo, em Sopot, na Polônia, sagrando-se bicampeão mundial.

Reuters

Duda conseguiu revalidar o ouro no último salto em Sopot, Polônia

O salto que valeu o lugar mais alto do pódio só veio na última de cinco tentativas, no limite da tábua. Na primeira, o paulista de Presidente Prudente e 27 anos conseguiu 8,06m, marca que o deixaria em quinto lugar - nos outros três, obteve 7,94m e 8,04m e teve o penúltimo anulado.

O chinês Jinzhe Li ficou com a medalha de prata saltando 8,23m, e Michel Tornéus, da Suécia, terminou em terceiro, com 8, 21m.

"Olha, às vezes nós atletas temos a mania de falar que não caiu a ficha, eu não posso falar isso porque eu acabei de me tornar bicampeão mundial. Só tenho que agradecer todo mundo, estou até rouco de tanto gritar, acho que só amanhã vou entender o que está acontecendo", disse Duda ao canal "Sportv".

"Eu acho que Deus é sempre justo, tive problemas de lesões, trabalhei até em excesso, e as lesões vieram. Mas não existe nenhum campeão sem muito treino ou dedicação. O treino e o trabalho têm que ser muito fortes, senão a gente não chega a lugar nenhum", acrescentou.

Para se classificar para a final, no sábado, Duda saltou, na sua terceira e última tentativa, 8,02m, sua melhor marca no ano até então, o que o colocou como sétimo entre os oito atletas classificados para a disputa de medalhas.

Duda é o atual campeão da prova, já que também a faturou no Mundial indoor de 2012, em Istambul, na Turquia, ao saltar 8,23m. O brasileiro, que tem 8,28m como seu recorde pessoal em pista coberta, ficou em sétimo nos Jogos Olímpicos de Londres e foi eliminado no Mundial de atletismo ao ar livre de 2013, em Moscou, na Rússia.

Durante a fase final de preparação para a disputa na Polônia, realizada na Europa, Duda participou de duas competições indoor, saltando 7,89m na Inglaterra e 7,98m em Portugal, marcas que não o levariam sequer à final em Sopot.

Levando em conta os Jogos Mundiais de Paris-1985, evento que deu origem à competição indoor, o Brasil conta com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Zequinha Barbosa (800m, em Indianápolis-1987), Fabiana Murer (salto com vara, em Doha-2010) e Duda são os únicos campeões do país.

FONTE: MSN ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...