quinta-feira, 6 de março de 2014

WCT Gold Coast - Disputas adiadas na quinta-feira australiana


Depois de cinco dias consecutivos de competições, a quinta-feira amanheceu com ondas pequenas em Snapper Rocks e agora é aguardar a entrada de um novo swell na Gold Coast para a continuação da etapa de abertura do Samsung ASP World Championship Tour 2014, que tem até o dia 12 para ser encerrada na Austrália.

Na quarta-feira, só tiveram quatro baterias que definiram as semifinais do Feminino, com a terceira fase do Quiksilver Pro sendo adiada pela primeira vez. Quatro brasileiros vão disputar vagas para a rodada das duas chances de classificação para as quartas de final na Gold Coast.

O paulista Gabriel Medina foi o único que ficou na chave de cima, encabeçada pelo atual campeão mundial Mick Fanning. Medina compete antes dele com outro australiano, Adrian Buchan, na sexta bateria.

Os outros três estão na chave de baixo, que vai apontar o segundo finalista e têm os dois que decidiram o título do Quiksilver Pro Gold Coast no ano passado, Kelly Slater que festejou a quarta vitória no evento do seu patrocinador e Joel Parkinson.

O paulista Adriano de Souza faz o oitavo duelo da terceira fase com o francês Jeremy Flores, certamente com praia lotada porque vai ser logo depois de Mick Fanning enfrentar o convidado da Quiksilver, Dane Reynolds, e da bateria do Kelly Slater com o português Tiago Pires.

Os outros dois brasileiros que também passaram pela repescagem como Mineirinho, disputam dois confrontos seguidos. O potiguar Jadson André está no décimo com o norte-americano Nat Young e o paulista Miguel Pupo no 11.o com o australiano Owen Wright.

Enquanto o Brasil representa a América do Sul com o segundo maior pelotão com sete surfistas entre os top-34 do ASP World Championship Tour 2014, depois de muitos anos, não tem nenhuma representante do continente sul-americano no grupo das top-17 que disputa o título mundial feminino. A peruana Sofia Mulanovich campeã mundial de 2004 e a brasileira Silvana Lima, que foi vice-campeã mundial em 2008 e 2009, saíram da elite no ano passado.

Nova geração feminina

A nova geração invadiu o ASP Womens Tour e a média de idade de apenas 21 anos este ano comprova isso. E as meninas têm surfado de forma fantástica, utilizando as mesmas manobras modernas dos homens e algumas completando até aéreos, além de fazerem bem os tubos também.

Na terça-feira, a atual campeã mundial Carissa Moore atingiu incríveis 19,50 pontos de 20 possíveis, somando notas 9,90 e 9,60 nas duas melhores ondas que surfou em Snapper Rocks. Na condição difícil do mar na quarta-feira, ela não achou boas ondas, mas ganhou o duelo havaiano com Malia Manuel por 10,33 a 7,00 pontos.

Carissa Moore é a única invicta entre as quatro semifinalistas e vai disputar a primeira vaga na grande final Feminina na bateria das duas únicas campeãs mundiais da elite feminina esse ano, contra Stephanie Gilmore.

A australiana ganhou uma disputa difícil contra a norte-americana Courtney Conlogue no duelo que abriu as quartas de final na quarta-feira, por 15,43 a 13,50 pontos. E o dia de apenas quatro baterias acabou com duas surpresas desagradáveis para a torcida australiana.

A vice-campeã mundial Tyler Wright defendia o título desta primeira etapa, mas foi batida pela sul-africana Bianca Buitendag, que surfou as melhores ondas que entraram na bateria para vencer com uma “combination” de 14,93 a 7,67 pontos.

E no último confronto do dia, outra surfista local, Sally Fitzgibbons, perdeu por 15,90 a 12,84 para a norte-americana Lakey Peterson. A Bianca nunca chegou numa final no WCT, mas Lakey já tem uma vitória em 2012, derrotando a campeã mundial Carissa Moore em casa no US Open of Surfing na Califórnia.

A próxima chamada para o evento acontece no início de noite desta quinta-feira no Brasil, às 18h30 no horário de Brasília, manhã de sexta-feira na Austrália.

Confira as disputas AO VIVO!

Semifinais Femininas:
1: Stephanie Gilmore (AUS) x Carissa Moore (HAW)
2: Bianca Buitendag (ZAF) x Lakey Peterson (USA)

Terceira fase do Quiksilver Pro Gold Coast:
Derrota=13.o lugar com US$ 9.500 e 1.750 pontos:

1.a: Taj Burrow (AUS) x Travis Logie (AFR)

2.a: Michel Bourez (TAH) x Fredrick Patacchia (HAV)

3.a: Julian Wilson (AUS) x Mitch Crews (AUS)

4.a: C. J. Hobgood (EUA) x Adam Melling (AUS)

5.a: Gabriel Medina (BRA) x Adrian Buchan (AUS)

6.a: Mick Fanning (AUS) x Dane Reynolds (EUA)

7.a: Kelly Slater (EUA) x Tiago Pires (PRT)

8.a: Adriano de Souza (BRA) x Jeremy Flores (FRA)

9.a: Josh Kerr (AUS) x Kolohe Andino (EUA)

10: Nat Young (EUA) x Jadson André (BRA)

11: Owen Wright (AUS) x Miguel Pupo (BRA)

12: Joel Parkinson (AUS) x Dion Atkinson (AUS)

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...