segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pacotão da F-1: Massa aclamado, Nico na dianteira e asfalto pegando fogo

Felipe Massa é tratado como vencedor da corrida no paddock (Foto: David Abramvezt)
Felipe Massa é tratado como vencedor da corrida no paddock de Interlagos (Foto: David Abramvezt)

Etapa mais aguardada pelo público brasileiro, o GP do Brasil correspondeu às expectativas da torcida que lotou Interlagos. Felipe Massa superou dois vacilos durante a corrida e garantiu uma vaga no pódio, comemorada como se fosse vitória. E Nico Rosberg, pole position, desbancou o companheiro Nico Rosberg no penúltimo round da briga pelo título mundial, deixando a promessa de uma disputa emocionante no encerramento da temporada, em Abu Dhabi, no próximo dia 23.

Confira a seguir os principais acontecimentos que movimentaram São Paulo durante a passagem da Fórmula 1:

CHAPA QUENTE

Havia uma pequena possibilidade de chover durante a corrida, mas tudo indicava que o GP do Brasil seria mesmo disputado em pista seca. Os pilotos e equipes só não aguardavam um sol tão forte como o que apareceu no céu da capital paulista. Com uma temperatura de pista cerca de 10 graus acima do previsto, os pneus se desgastaram rapidamente. Alguns compostos chegaram a se esfarelar por causa do calor do asfalto pista, e a estratégia de pneus passou a ser um fator decisivo para manter a competitividade.


FESTIVAL DE VACILOS

Felipe Massa comemorou o terceiro lugar no pódio com o mesmo entusiasmo de quem vence uma corrida. Afinal, o resultado do brasileiro não foi nada fácil, principalmente depois de dois erros que quase colocaram tudo a perder. Primeiro, o piloto da Williams excedeu a velocidade permitida nos boxes e recebeu uma punição de 5s. Depois, em outro pit stop, confundiu a cor do macacão usado pelos mecânicos da McLaren e fez uma parada no pit lane da equipe adversária. Apesar dos vacilos, o "dono da casa" conseguiu imprimir um bom ritmo e garantiu o seu segundo pódio nesta temporada.



FIM DA LINHA

Em nono, Daniel Ricciardo ocupava uma posição discreta na disputa quando problemas na suspensão de sua RBR o forçaram a se recolher aos boxes. Os mecânicos examinaram o carro do australiano, mas não havia solução. Único piloto a ter conseguido desafiar as Mercedes de Hamilton e Rosberg até agora, ele foi obrigado a abandonar pela segunda vez na temporada e ainda teve reduzida a distância em relação ao companheiro Sebastian Vettel no ranking do Mundial de Pilotos.



BOTAS BATIDAS

A torcida contra pode ter tido alguma influência na corrida desastrosa de Valtteri Bottas. Principal ameaça ao pódio do companheiro Massa, o finlandês perdeu ritmo quando uma sobreviseira grudou em uma das asas do carro. O desempenho do piloto da Williams foi prejudicado por causa do detrito, e ele se tornou presa fácil para os adversários, terminando apenas em 10º lugar.


NOS BRAÇOS DO POVO

Após a confirmação de pódio para Massa, a torcida que lotou Interlagos não economizou em aplausos e gritos para o representante da casa. A festa para o brasileiro, com direito até  a invasão de pista, deixou o vencedor Nico Rosberg com uma pontinha de inveja. Depois de cruzar a linha de chegada, o piloto da Williams pôde comemorar com o filho, Felipinho, e a esposa, Raffaela Massa. No paddock, o clima em torno de Felipe era de vitória. Dono de dois triunfos no GP do Brasil, em 2006 e 2008, Massa soma agora cinco pódios na carreira em sua corrida em casa.



ERRO CRUCIAL

Apesar de largar atrás do companheiro Rosberg, Hamilton tinha ritmo suficiente para tentar uma aproximação e brigar pela liderança da corrida. No entanto, uma rodada no final da reta oposta de Interlagos fez o inglês perder cerca de sete segundos. Mesmo cravando a volta mais rápida da prova, Hamilton não teve tempo suficiente para se recuperar do vacilo e partir para o ataque final. A vantagem do piloto no ranking do campeonato caiu de 24 para 17 pontos, mas ele precisa apenas de um novo segundo lugar para se sagrar campeão em Abu Dhabi.



LEMBRANÇA DO ÍDOLO

Apesar do resultado aquém do esperado na pista, Hamilton viveu um fim de semana de fortes emoções. Convidado especial do programa "Esporte Espetacular", da TV Globo, o piloto inglês relembrou a infância inspirada pelo ídolo Ayrton Senna. O líder do campeonato foi surpreendido por Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, com um capacete estilizado em homenagem aos 20 anos da morte do tricampeão mundial de F-1.


ROMANCE NO PADDOCK

Após assumirem o namoro durante a semana, Alexandre Pato e Fiorella Mattheis apareceram juntos e em um clima romântico no hospitality center da RBR. O novo casal assistiu à prova em um camarote e passeou pelo pit lane momentos antes da largada, com direito até a uma rápida conversa com o chefão da F-1, Bernie Ecclestone. O pai de Fiorella é o empresário Andreas Mattheis, dono de uma equipe de Stock Car, e a musa é uma grande fã de automobilismo.


DESFILE DE VIPS

Um evento do porte do GP do Brasil atrai muitos famosos. E Interlagos presenciou um verdadeirodesfile de personalidades durante todo o domingo. Além de Pato e Fiorella, o paddock foi frequentado por nomes como o cantor Thiaguinho, o ex-BBB e atleta paralímpico Fernando Fernandes e os atores Thiago Martins, Ellen Rocche, Malvino Salvador e Marina Ruy Barbosa.

FONTE: GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...